21 de jan. de 2016
Por Nathália Bastos

Antes de Dormir/ S.J. Watson

Título: Antes de Dormir
Título original: Before I Go To Sleep
Autor: S.J. Watson
Páginas: 400
Editora: Record
Avaliação: 4/5
Sinopse: Christine acorda numa cama estranha, ao lado de um homem com uma grossa aliança no dedo. Sua primeira reação é imaginar que na balada tenha se envolvido com um homem casado. Enquanto tenta se lembrar com esforço da noite anterior, entre pudores de ser descoberta pela esposa traída, ela finalmente se olha no espelho. E não reconhece o reflexo. Pelo menos vinte anos mais velho do que esperava encontrar. É então que o homem revela algo perturbador: todos os dias, suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. O estranho, seu marido Bem, é obrigado a recontar a vida deles todas as manhãs. Encorajada por seu médico, ela começa um diário para ajudá-la a recompor as memórias dia após dia. Certa manhã, ela o abre e se depara com quatro assustadoras palavras: Não confie em Bem. E ela passa a se perguntar...que acidente a fez ficar assim? Em quem ela pode confiar?


Olá leitores, eu sou a Gabi e essa é a minha primeira resenha no blog! Christine é uma mulher de 47 anos que após sofrer um acidente não consegue mais reter novas memórias. Nesse aspecto a estória lembra um pouco o filme “Como se fosse a primeira vez” em que a personagem Lucy Whitmore também sofre de falta de memória de curto prazo, mas as semelhanças acabam aí. 

A história de Christine, para nós, começa em um dia, já alguns anos após o acidente, em que ela acorda ao lado de Ben e não se lembra de nada, de onde está ou o que está fazendo ali. Inclusive, a sua idade mental ao acordar não é a da sua idade física, o que deixa tudo mais confuso. Esse fato é mais bem explicado ao longo do livro. A perda de memória para mim foi um dos principais atrativos da estória. Foi muito interessante ter as impressões e se sentir no lugar de alguém com este trauma. Você consegue viver junto com a personagem as suas inseguranças, os medos, os seus receios, é muito agonizante. Você sente na pele o que é ter que depender de outra pessoa nas coisas mais simples.

"Há lembranças que é melhor não ter. Coisas que é melhor perder para sempre." Christine, p. 264

Não há capítulos e a narrativa é feita toda em forma de diário, com as datas dos dias em que está se passando os acontecimentos, no topo da página, e isso é muito importante para a estória.  É suspense do início ao fim e consegue te provocar uma série de sentimentos, é o tipo de livro que te faz desconfiar de tudo e de todos. 

A narrativa do autor é muito bem construída ao longo de suas 400 páginas, e a leitura é bem fluída. Na verdade, a carga de suspense constante na estória me fez devorar o livro em três dias. Apesar de ser predominantemente suspense, há um pouco de ação também, o suficiente para te fazer perder o fôlego por alguns segundos. A obra foi adaptada para o cinema e protagonizada por Nicole Kidman e Colin Firth, lançado no Brasil no início do ano passado! Após o lançamento do filme a editora Record relançou o livro com a capa do filme, como tem-se feito com muitos outros livros adaptados para o cinema. Pessoalmente, preferi a capa do filme à capa original e isso é raro de acontecer.

Bom, é isso gente, recomento muito a leitura! Pra quem está acostumado com o gênero é um dos melhores livros de suspense que já li. Nunca havia lido nada do autor e com certeza leria outra obra. E pra quem ainda não se aventurou por esse gênero é uma boa pedida já que não há um tema muito pesado trabalhado no livro, nada sobrenatural e aterrorizante! Beijos e até a próxima.

Post feito pela Gabi Araújo.


Post válido para Top Comentarista de Janeiro

Comentários via Facebook

10 comentários:

  1. Ola gabi a resenha ficou otima rs em quanto lia a resenha em uma parte eu penssei "parece aquele filme como se fosse a primeira vez " ai n demora mt kkkkkkkkkkk vc escreve isso tbm kkkkkkkkk e um ótimo livro e deve ser mt triste perde a memoria e não conseguir reter mas informações sobre a própria vida vou adicionar na minha lista de desejos do livro ♥ adorei bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uhuuul, que bom que gostou! =DD continue acompanhando a gente hehe beijoos

      Excluir
  2. É a segunda resenha desse livro que leio essa semana com alguém elogiando... Eu ADORO suspense e essa sinopse me deixa coisada para ler haha.

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo e prepare-se pra ficar coisada o livro todo hahaha obrigada pelo comentário =DD

      Excluir
  3. Olá, Gabi. Parabéns pela resenha e seja muito bem vinda. Adorei a forma como detalhou tudo sobre o livro. Infelizmente não é um livro que leria pois não me chamou a atenção. Ao fato de contar a vida de uma mulher que "perdeu" a memória me deixa desconcertado. Você falou sobre as capas, então, realmente a do filme está bem legal quanto a do livro. Irei procurar o filme pra assistir.

    ABS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jalysson, fico super feliz que tenha gostado! Espero que goste do filme :))

      Excluir
  4. Olá,
    Adorei a resenha, simples, mas muito bem escrita! Espero que continue escrevendo para o blogger.
    Gostei muito da trama, me parece ser aquelas aquelas que te instigam e que te fazem entrar de cabeça junto com o personagem para desvendar um mistério. Parabéns! Vou anotar aqui.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro e nem o filme dele, mas achei muito parecido com o Como se fosse a primeira vez, apesar deste segundo ser um filme mais de comédia e este livro aparentar ser algo mais sério e profundo.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite, as semelhanças realmente terminam na perda de memória hehehe Obrigada pelo comentário =DD

      Excluir

Veja os antigos!

© Biblioteca Lecture • Desenvolvimento com por