10 de fev. de 2016
Por Nathália Bastos

Extraordinário/ R.J. Palacio

Título: Extraordinário
Autor: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Avaliação: 5/5

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Ei gente, eu sou a Gabi e hoje eu vim falar desse livro puro amor! Confesso que o comprei mais pela capa que achei bonitinha, do que pela estória em si. Eu até já tinha uma ideia do que se tratava, porque vi uma resenha na internet, mas não tinha me interessado muito. Logo que vi o livro na livraria eu fiquei encantada pelo tom de azul da capa e a ilustração.

Porém, me apaixonei pela leitura e pelo personagem, o Auggie <3. Ele tem apenas 10 anos e sofre de uma deformidade genética no seu rosto e por causa disso, mesmo tão pequeno, precisa lidar com uma porção de gente preconceituosa ao seu redor.  Apesar de o assunto ser pesado, já que a temática do livro é sobre bulling, o autor conseguiu transmitir a sua mensagem de uma maneira muito leve. Você se sente realmente enxergando através dos olhos de uma criança de 10 anos.

Outro ponto interessante do livro é que ele mostra não apenas o ponto de vista de Auggie como de outros personagens da estória, como a sua irmã mais velha e seus colegas de escola. É interessante, pois você percebe também como a presença de Auggie afeta as pessoas ao seu redor.

Ele é um garotinho super inteligente e nerd, e é fã de uma das minhas franquias de filmes favoritas, o que me cativou ainda mais. O livro também é cheio de frases legais para se refletir. Inclusive Auggie fica conhecendo em sua escola nova o professor Sr. Browne que sempre possui um preceito interessante para passar aos alunos.

“Seus feitos são seus monumentos.” – preceito do Sr. Browne, página 72.

Foi um livro que me fez refletir bastante e com toda certeza me fez crescer. A leitura é super rápida, eu li em um dia, e bem gostosa. O livro possui várias ilustrações bonitinhas sempre que o ponto de vista da leitura muda, e a edição é muito fofa. É aquele tipo de livro que você quer ter na sua estante! 

Essa estória fez tanto sucesso que originou outros dois livros e um diário. Vocês provavelmente já devem ter visto na livraria o título “365 dias extraordinário”, que é um livro sobre os preceitos do Sr. Browne. E também foi lançado recentemente o “Auggie & Eu” que são pequenas estórias contadas através do ponto de vista de amigos do Auggie. Eu ainda não li e já está na minha lista de desejados.

Uma curiosidade é que a sua primeira edição aqui no Brasil foi à capa branca por ter sido lançado na mesma época do livro também azulzinho “A culpa é das Estrelas” do John Green, pela mesma editora, Intrínseca. E aí, qual capa vocês preferem?

Então é isso gente, recomendo muito a leitura! Em minha opinião, é aquele tipo de livro que todo mundo deveria ler! Espero que tenham gostado da resenha, beijos e até a próxima =*.

Post feito pela Gabi Araújo.




Post válido para o Top Comentarista de Fevereiro

Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. Sempre quis ler esse livro... aliás é um dos que está na minha lista pra comprar. A estória dele me chamou muita atenção.

    ResponderExcluir
  2. Oii, primeiramente obrigada pela visita ao Retrô, seja sempre bem-vinda.
    Seu blog é uma fofura, parabéns.
    Li este livro no final do ano passado e gostei muito, foi semdúvida uma leitura emocionante. Sobre a capa, acho a azul mais bonita, mas entendo a posição da editora...

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei o livro, o Auggie é um garoto muito inteligente e carinhoso, um doce de criança, o livro contem uma história e tanto

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabi...
    Este livro já está na minha estante, mas ainda não li. Ele está na fila para este ano. Só vejo resenhas positivas dele e isso me anima bastante...
    Não sabia q tinha outros livros sobre a estória... eu adoro estes livros extras... hahaha... já sei q vou querer ler estes tb..
    Eu tenho o da capa azul e prefiro ela... hehehe...
    Ótima resenha...

    Belas terapias

    ResponderExcluir
  5. Um dos poucos YAs que tenho vontade de ler ainda, talvez por ser tão diferente de TUDO... Tenho medo de me decepcionar. Mas ainda o lerei!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  6. Amo esse livro. Acredito que deveria ser leitura obrigatória. É uma lição de vida.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro foi muito indicado por algumas pessoas, mas depois desse post, estou muito ansioso para lê.

    ResponderExcluir
  8. Prefiro a capa azul!! Eu não vi um ser nessa terra falando mal deste livro. Confesso que não li ainda, mas é tanta resenha boa que vou comprar assim que possível. Adorei seu jeito de descrever o livro, ficou bem interessante.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Eu não li o livro ainda mas todos os comentários são muitos positivos sobre ele ♥ quero muito ♥

    ResponderExcluir
  11. Já faz algum tempo que esse livro esta na minha lista de desejados, mas infelizmente acabo passando outras leituras na frente. Acho a história muito linda, com uma carga emocional muito grande, que toca o leitor, pretendo ler esse livro ainda esse ano.

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

© Biblioteca Lecture • Desenvolvimento com por