16 de fev. de 2016
Por Nathália Bastos

Indicando Livros/ As Aventuras de Robert Langdon

Dan Brown sempre foi cheio de enigmas e significados, todos os seus livros abordam temas como a criptografia e simbologia e é claro que eu não poderia deixar de falar da sua saga mais famosa, As Aventuras de Robert Langdon, que conta com quatro livros... Que são eles:


Título: Anjos e Demônios
Páginas: 474
Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro
Sinopse: Antes de decifrar O Código Da Vinci, Robert Langdon, o famoso professor de simbologia de Harvard, vive sua primeira aventura em Anjos e Demônios, quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a cidade do Vaticano. Ás vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, Langdon é chamado ás pressas para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisa na Suíça.
Ele descobre indícios de algo inimaginável: a assinatura macabra no corpo da vítima – um ambigrama, uma palavra que pode ser lida tanto de cabeça pra cima quanto de cabeça pra baixo – é dos Iluminati, uma poderosa fraternidade considerada extinta há 400 anos. A antiga sociedade ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja Católica, seu inimigo mais odiado. De posse de uma nova arma devastadora, roubada de centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardiais mais cotados para a sucessão papal. Correndo contra o tempo, Langdon voa para Roma junto com VittoriaVetra, uma bela cientista italiana. Numa caçada frenética por criptas, igrejas e catedrais, os dois desvendam enigmas e seguem uma trilha que pode levar ao covil dos Iluminati – um refúgio secreto onde está a única esperança de salvação da Igreja nesta guerra entre ciência e religião. 

Mesmo que o primeiro filme a ser lançado seja O Código Da Vinci, o primeiro livro da saga é o Anjos e Demônios (o segundo filme da franquia). É nele que conhecemos quem é o professor Robert Langdon e é ai que vem a sua primeira aventura como simbologista fora das salas de Harvard.


Título: O Código Da Vinci
Páginas: 423
Autor: Dan Brown
Editora: Sextante
Sinopse: Um assassinato dentro do museu do Louvre, em Paris,traz á tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Sauniére, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Momentos antes de morrer, Sauniére consegue deixar uma mensagem cifrada na cena do crime que apenas sua neta, a criptógrafa Sophie Neveu, e Robert Langdon, um famoso professor de simbologia de Harvard, podem desvendar. Os dois transformam-se em suspeitos e em detetives enquanto percorrem as ruas de Paris e de Londres tentando decifrar um intricado quebra-cabeça que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica. Apenas alguns passos á frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão á procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental – da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal.

Foi o primeiro livro de Dan Brown a fazer tanto sucesso, por isso ele fora escolhido para ser o primeiro filme da franquia. Uma curiosidade: o título original do livro deveria ser (traduzido) O Código de Da Vinci, mas como se popularizou como O Código Da Vinci, o autor decidiu adotar o nome usado pelo público. Com esse livro, tanto Dan Brown como Robert Langdon ganharam a admiração do publico e vários seguidores fervorosos.


Título: O Símbolo Perdido
Páginas: 489
Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro
Sinopse: Depois de ter sobrevivido a uma explosão no Vaticano e a uma caçada humana em Paris, Robert Langdon está de volta com seus profundos conhecimentos de simbologia e sua brilhante habilidade para resolver problemas. Em O Símbolo Perdido, o célebre professor de Harvard é convidado ás pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon – eminente maçom e filantropo – a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Ao chegar lá, descobre que caiu numa armadilha. Não há palestra nenhuma, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo. Mal’akh, o sequestrador, acredita que os fundadores de Washington, a maioria deles mestres maçons, esconderam na cidade um tesouro capaz de dar poderes sobre-humanos a quem o encontrasse. E está convencido de que Robert Langdon é a única pessoa que pode localizá-lo. Vendo que essa é a única chance de salvar Solomon, o simbologista se lança numa corrida alucinada pelos principais pontos da capital americana: o Capitólio, a Biblioteca do Congresso, a Catedral Nacional e o Centro de Apoio dos Museus Smithsonian. Nesse labirinto de verdades ocultas, códigos maçônicos e símbolos escondidos, Langdon conta com a ajuda de Katherine, irmã de Peter e renomada cientista queinvestiga o poder que a mente humana tem de influenciar o mundo físico. O tempo está contra eles. E muitas outras pessoas parecem envolvidas nessa trama que ameaça a segurança nacional, entre elas Inoue Sato, autoridade máxima do Escritório de Segurança da CIA, e Warren Bellamy, responsável pela administração do Capitólio. Como Langdon já aprendeu em suas outras aventuras, quando se trata de segredos e poder, nunca se pode dizer ao certo de que lado cada um está.
  
É a primeira aventura de Robert Langdon no seu país natal, Estados Unidos, e na minha opinião é um dos livros que contém a capa mais bonita, meio em alto relevo. Não sei se O Símbolo Perdido foi colocado no meio de Anjos E Demônios ou Código da Vinciou se ele simplesmente não irá virar filme, ou talvez esteja junto com Inferno.


Título: Inferno
Páginas: 448
Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro
Sinopse: No meio da noite, o renomado simbologista Robert Langdon acorda de um pesadelo, num hospital. Desorientado e com um ferimento á bala na cabeça, ele não tem a menor ideia de como foi parar ali. Ao olhar pela janela e reconhecer a silhueta do Palazzo Vecchio, em Florença, Langdon tem um choque. Ele nem se lembra de ter deixado os Estados Unidos. Na verdade, não tem nenhuma recordação das últimas 36 horas. Quando um novo atentado contra sua vida acontece dentro do hospital, Langdon se vê obrigado a fugir e, para isso, conta apenas com a ajuda da jovem médica Sienna Brooks. De posse de um macabro objeto que Sienna encontrou no paletó de Langdon, os dois têm que seguir uma série inquietante de códigos criado por uma mente brilhante, obcecada, tanto pelo fim do mundo quanto por uma das maiores obras literárias de todos os tempos: A Divina Comédia, de Dante Alighieri. 

Último livro da saga Robert Langdon (não sei se haverá mais) e terá seu filme lançado ainda esse ano. O título do livro tem referência ao livro A Divina Comédia já que nele é retratado o inferno em alguns pontos do livro (aposto que vocês já tiveram que lê-lo nas aulas de literatura haha).

A minha última observação sobre essa coleção é: porque SEMPRE é uma garota jovem e bonita que ajuda Langdon? Nunca aparece um homem pra ser seu parceiro, esses romances policiais...

Espero que tenham gostado e me contem, já leu algum desses? Tem vontade de ler? Deixe um comentário ai embaixo, tenho certeza que depois de ler esses livros você terá vontade de sair por ai procurando pistas ocultas haha. <3 

Post feito pela Duda Conti




Post válido para Top Comentarista de Fevereiro.
  

Comentários via Facebook

15 comentários:

  1. Oi Duda!!!
    EU JÁ LI TODOS!!!! HUAHAUAHUAHUA
    Gosto de todos eles... e sou fã o Prof Robert... leria mais livros dele se tivesse... É difícil escolher meu preferido, mas pensei bem e acho q gosto um pouquinho mais do Símbolo perdido (não posso te dizer pq p/ não dar spoilers.. rsrsrs)... pena q justamente este não terá filme...
    aaahhh e depois q terminei de ler este livros me deu vontade foi de conhecer aqueles lugares onde Robert andou... cada lugar lindo, né? Tenho a versão ilustrada do Código da Vince, só por isso....
    PS: eu só consigo chamar Código de da vince.... ahahahahah

    Belas terapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laila, estava em dúvida se o Símbolo Perdido estaria no meio de algum filme, mas infelizmente não ):
      Ah meu deus.... Versão Ilustrada, que maravilhoso *---*
      E concordo com você, dá vontade de conhecer todos os lugares, quem sabe um dia a gente não consiga haha
      Para eu também Laila, é Código de Da Vinci hahaha

      <3 <3 <3

      Excluir
  2. Adorei o post!!!

    Sempre tive vontade de ler esses livros, passava direto nas livrarias pra ficar namorando eles haha. Porém, por conta do filme, sempre achei mesmo que o código Da Vinci fosse o primeiro. Agora que sei a ordem, fica mais fácil....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles lançaram o Código Da Vinci primeiro por ter feito mais sucesso, mas na ordem dos livros ele é o segundo.
      E tenho certeza que você não vai se arrepender de ler esses livros, quando vocês os lê você realmente mergulha na história e no fim fica tão louca que acha que é o próprio Robert Langdon hahahaha <3

      Excluir
  3. Já li Anjos e Demônios e O Código Da Vinci e ameeei os dois, os filmes também são ótimos, estou começando a ler O Símbolo Perdido e já estou gostando da continuação, era para fazerem mais filmes, eu iria amar.

    ResponderExcluir
  4. Gente que indicação perfeita... Só digo uma coisa, genteee leiam essa coleção do Dan Brown. Ele arrasa, é muita aventura, suspense e aprendizado.Tenho todos eles e são meus xodós. Adorei q vcs indicaram esses livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma saga maravilhosa, não tem como deixar passar em branco tanto livro maravilhoso haha <3

      Excluir
  5. Gente, que tudo!
    Sou super fã do Dan, ja li todos (inclusive os que não são do Robert). Desde pequena sou mega fã de aventuras e caças ao tesouros e o Dan Bown consegue fazer isso como ngm. Só me falta o Inferno, que estava precisando de uma motivação pra ler e esse post me deu uma animadinha!

    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dan manda muito bem, fora que dá aquela vontade de viver aventuras depois de terminar de ler haha... Estou lendo Fortaleza Digital no momento e estou amando, como era de se esperar.

      Estou muito ansiosa pra assistir ao Inferno, pena que será só no fim do ano :/

      Excluir
  6. Nunca li nenhum desses so alguns filme mesmo curto muito o código da Vinci ♥

    ResponderExcluir
  7. Sei que tem muita gente que ama os livros desse autor, porém nunca me interessei pela leitura, não sei é pelo fato de que não aborda um gênero que não costumo ler, ou por outro motivo, apenas não me chama atenção, já assistir alguns filmes, e mesmo assim não me envolvi com a trama, quem sabe um dia mudo de opinião e resolvo ler.

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

© Biblioteca Lecture • Desenvolvimento com por