4 de mai. de 2016
Por Nathália Bastos

Selva de Gafanhoto/ Andrew Smith

Olá amores, aqui é a Duda e vim trazer a resenha de um livro que eu terminei de ler na semana passada, então tá tudo bem fresquinho ainda, vou poder falar bastante sobre ele. Espero que gostem...

Título: Selva de Gafanhotos
Autor: Andrew Smith
Editora: Intrínseca
Páginas: 350
Avaliação: 3/5
Sinopse: Li em algum lugar que os seres humanos tem predisposição genética para registrar a História.
Acreditamos que isso possa evitar que façamos idiotices no futuro...
Então esta é a minha história. Ela tem alguns elementos: bebês de duas cabeças, inseto do tamanho de uma geladeira, Deus, o diabo, guerreiros sem braços e pernas, foguetes, sexo, sinais de mergulho, roubo, guerra, monstros, motores de combustão interna, amor, cigarros, alegria, abrigos antibombas, pizza e crueldade. Assim como a História sempre foi.

O livro é narrado por Austin, um garoto adolescente que mora numa pequena cidade em Iowa, seu melhor amigo é um garoto gay chamado Robby, por quem Austin acha sentir alguma coisa, porém Austin namora com Shann.

No começo eu achei que o livro se trataria apenas disso, da vida dos adolescentes e como Austin iria passar por cima da dúvida que tinha em relação aos seus sentimentos. Porém, no clímax do livro a história muda completamente, por acidente, um fungo misterioso saiu do lugar onde estava guardado e entrou em contato com sangue, dando inicio assim a uma espécie de um “vírus” que transforma as pessoas que tiveram contato com o mesmo em um enorme gafanhoto aterrorizante, e o único que pode detê-los é Robby, com ajuda de Austin, é claro.

“Eu peguei o celular na mesinha de centro, onde ele havia ficado o dia inteiro. Vi que havia uma ligação perdida de Eric, meu irmão. Eric deixou uma mensagem. Sentei no sofá e ouvi a voz do meu irmão. Robby ficou parado na porta me observando. Ele sabia o que estava acontecendo. Nós erámos soldados usando nossos uniformes da Selva de Gafanhotos.”Capítulo DavyCrockett E Daniel Boone Nunca Usaram Chapéus De Pele De Guaxinim, pág230.

O livro é muito bom, uma história bem diferente de tudo que estamos acostumados a ver, o tipo de escrita do autor lembra muito John Green, ele também escreve tentando atingir o público jovem. Não é atoa que o livro é cheio de gírias, palavrões e coisas obscenas. Dou nota 3 para esse livro pelo motivo de não ter me agradado cem por cento. Esperava algo diferente do que acontecera e torcia para que Robby e Austin ficassem juntos (opa, spoilerhaha). Também achei o livro muito repetitivo, o autor repetia várias vezes o mesmo assunto, abordando-o em capítulos diferentes, como se quisesse retomar o que fora falado antes, mas mesmo que lembremos temos que ler novamente a mesma coisa. E, ele usa muito o nome completo dos personagens, toda vez que Austin vai contar algo sobre alguém, ele usa o nome completo da pessoa... E o nome completo pode aparecer várias vezes durante o mesmo parágrafo.
O final não era o que eu esperava, estava esperando algo muito mais clichê, porém não foi o que aconteceu (mais um ponto para se igualar ao John Green). Mesmo não esperando pelo final que teve, eu adorei, achei que ficou muito mais bacana e com aquele gostinho de queremos um segundo livro.

Recomendo muito a leitura de Selva de Gafanhotos, tenho certeza que ele o deixará com tesão (piadinha interna do livro haha).

Não se esqueça de deixar seu comentário. Nos vemos em breve.

Beijinhos <3 

Post feito pela Duda Conti.


Post válido para Top Comentarista de Maio

Comentários via Facebook

10 comentários:

  1. Olha eu confesso que já muita gente falando bem desse livro então fiquei meio que e agora, porque você não gostou, mas acho que tudo é uma questão de gosto e como você leu esperando mais desse talvez seja isso que tenha dificultado a sua adaptação no enredo. Pretendo ler o livro pra tirar as minha próprias conclusões e depois venho aqui, se eu me lembrar porque a minha memoria não é la essas coisas, contar o que achei. Gostei da sinceridade da resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história do livro em si é muito bacana, daria um ótimo filme. Só não me agradou a forma como é escrita, muito repetitiva haha. E concordo com você, gosto são diferentes e leia sim o livro, depois me conta viu" hahah <3

      Excluir
  2. Bom, confesso que nunca ouvir falar desse livro. Mas gostei bastante de sua resenha, tirando o spoiler. Confesso também que fiquei mais interessado quando você o igualo a John Green.

    ResponderExcluir
  3. Gente, como assim gafanhoto aterrorizante? kkkkkkk Eu já tinha visto esse livro antes e como nunca cheguei a pesquisar sobre ele, pensei que o título fosse só uma metáfora, e pelo visto me enganei kkkk
    Eu gostei muito da premissa do livro, porém não despertou a minha curiosidade, o que pra mim é essencial, principalmente pelo fato da leitura ser cansativa, já que se repete muito os termos.
    E que bom que apesar de algumas terem te incomodado, você conseguiu aproveitar a leitura.
    Enfim, esse livro eu vou deixar passar... Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, eu também estranhei viu. Pensava o mesmo que você, que era apenas alguma metáfora ou forma de expressão haha <3

      Excluir
  4. Oi, Duda! Tudo bem?
    Apesar de você ter gostado imensamente da leitura deste livro, que considerei bem interessante e intrigante por um vírus transformar um humano em um enorme gafanhoto -Uau!-, acredito que esses pequenos detalhes negativos encontrados na obra não me agrade. Gosto de narrativas diretas e com um típico final feliz. Por outro lado, adorei sua resenha, principalmente por sua coragem em soltar um grande spoiler, hahá!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esses pequenos detalhes por mais pequenos que sejam incomodam bastante na hora da leitura. Eu só percebi o tamanho do spoiler depois que o estrago já estava feito hahahah <3

      Excluir
  5. Oi Duda.
    Não me interessei pela história de Selva de Gafanhotos. Confesso que a parte do vírus que transforma as pessoas em um gafanhoto gigante é bem diferente. Além disso, não gosto quando o livro possui muitos palavrões e repetir o que já foi dito ou falar o nome completo da pessoa várias vezes é bastante irritante.

    ResponderExcluir
  6. Inicialmente o livro me pareceu até interessante, mas depois pareceu que o cara leu kafka demais e resolveu criar gafanhotos, em vez de uma barata...E vc ainda vem e me diz que ele tem uma escrita meio bagunçada e repetitiva...Não sei, não leria, eu acho

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

© Biblioteca Lecture • Desenvolvimento com por