19 de jul. de 2016
Por Nathália Bastos

Indicando Livros/ Top 5 Livros vs Músicas de Rock

Em comemoração ao dia mundial do Rock que foi semana passada, hoje eu vim com um assunto basicamente musical! Aqui no blog todas as semanas indicamos livros para vocês, aí tive a ideia de escolher livros e “Rocks” pra embalar a leitura!


Título: Mar de Rosas
Autora: Nora Roberts
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Sinopse: Emma Grant é a decoradora da Votos, empresa de organização de casamentos que fundou com suas três melhores amigas de infância – Mac, Parker e Laurel. Ela passa os dias cercada de flores, imersa em seu aroma, criando e montando arranjos e buquês. Criada em uma família tradicional e muito unida, Emma cresceu ouvindo a história de amor dos pais. Não é de espantar que tenha se tornado uma romântica inveterada, cultivando um sonho desde menina: dançar no jardim, sob a luz do luar, com seu verdadeiro amor. Os pais de Jack se separaram quando ele era garoto, e isso lhe causou um trauma muito profundo. Ele se tornou um homem bonito e popular entre as mulheres, porém incapaz de assumir um compromisso. Quando Emma e suas três amigas fundaram a Votos, foi Jack, o melhor amigo do irmão de Parker, quem cuidou de toda a reforma para transformar a propriedade no melhor espaço para casamentos do estado.

Escolhi um HardMetal estilo balada romântica com Bedof Roses doBonJovi (Cama de Rosas em português) A história narra o difícil lema entre Emma e Jack, Emma uma romântica assumida que trabalha entre flores e o prático Jack um arquiteto ligado a linhas e concreto, eles são amigos desde muito tempo e se veem as portas do amor, quando simplesmente ignorar não dar mais resultado eles decidem equilibrar o melhor da amizade com o amor, mas assim como a rosa tem espinho nem sempre tudo são flores.


Título: Admirável mundo novo
Autor: Aldous Huxley
Editora: Globo
Páginas: 309
Sinopse: A Terra agora se divide em dez grandes regiões administrativas. A população de dois bilhões de seres humanos é formada por castas com traços distintivos manipulados pela engenharia genética: nos laboratórios são definidos os poucos dotados, destinados aos rigores do trabalho braçal, e também os que crescem para comandar. Não há espaço para a surpresa, para o imprevisto. O slogan "comunidade, identidade e estabilidade" sustenta a trama do tecido social. Estamos no ano 632 depois de Ford - aquele da linha de produção de automóveis -, quando o amor é proibido e o sexo, estimulado. Tais ingredientes levaram Admirável Mundo Novo a figurar ao lado e 1984, de George Orwell, como uma das principais obras antiutópicas do século XX, em que um futuro sombrio aguarda a humanidade. David Bradshaw, estudioso de Oxford, veria ainda no livro uma sátira do inglês, refinado e cultíssimo Huxley à crescente influência americana no período entre guerras, que trazia a reboque a cultura de massas e o "american way of life". Este é, acima de tudo, um romance de idéias, que descreve as formas mais sutis e engenhosas que pode assumir o pesadelo do totalitarismo, e que resiste inexpugnável às interpretações político-ideológicas de esquerda ou direita suscitadas desde seu lançamento. Admirável Mundo Novo levou o escritor e crítico Anthony Burgess a escrever que Aldous Huxley equipou o romance com um cérebro.

Um livro muito celebrado no mundo da música e do rock.O slogan "comunidade, identidade e estabilidade" sustenta a trama do tecido social desse livro tido como antiutópico. No ano 632 depois de Ford - aquele da linha de produção de automóveis -, quando o amor é proibido e o sexo, estimulado, em que um futuro sombrio aguarda a humanidade. Uma grande curiosidade a respeito desse livro é que: - Grandes bandas e cantores criaram canções a partir da leitura desse livro. Deixo aqui duas bandas de Rock Nacional Admirável Chip Novo da Cantora Pitty e o Heavy MetalBrave New World da Banda Iron Maiden (Admirável Mundo Novo em português). E se você se lembrou, sim, Admirável Gado Novo do Zé Ramalho veio da leitura dessa obra.


Título: Laranja Mecânica
Autor: AntonyBurguess
Editora: Aleph
Páginas: 224
Sinopse: Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto. Ao lado de "1984", de George Orwell, e "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, "Laranja Mecânica" é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século XX. Adaptado com maestria para o cinema em 1972 por Stanley Kubrick, é uma obra marcante: depois da sua leitura, você jamais será o mesmo.

Burguess, que diz que a obra anterior trouxe cérebro ao romance, Yep. Admirável mundo novo figura entre os livros de romance, escolhi esse livro porque traz a atitude mais conhecida do metal, Música, sexo e Drogas.


Numa sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas (Não é no Brasil a história) e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex – No fim do livro tem um Dicionário para os leitores da obra. Ao lado de "1984", de George Orwell, e "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, "Laranja Mecânica" é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século XX. Adaptado com maestria para o cinema em 1972 por Stanley Kubrick, é uma obra marcante: depois da sua leitura, você jamais será o mesmo.


Traz como o rock toda uma maneira de vestir, falar e ouvir música visto que Alex e seus Drugues são fãs de Lud Van Beethoven e desse livro não surgiu uma música mas sim uma banda inteira! Pra sugerir uma música só (mas recomendo dessa banda TODAS.. Adoro) O Punk Rock Ode toJoy/ Smart AlexdaBanda The Adicts.



Título: O Lago Negro
Autora: Juliana Daglio
Editora: Arwen
Páginas: 368
Sinopse: Verônica é uma garota problemática marcada por um passado traumático do qual mal se lembra, mas que lhe tirou o direito à total sanidade. Ao se mudar para o interior, depois de passar no vestibular, ela se depara com o local perfeito para se inspirar e, finalmente, transformar seus personagens imaginários em um livro. Lagoana é uma cidade nebulosa, úmida, habitada por almas quietas e pouco amigáveis. Porém, o clima obscuro não despertará somente a criatividade, mas também acordará seus fantasmas mais profundos.  Prestes a perder o controle sobre sua trama e sua mente, Verônica conhece um estrangeiro de sorriso cafajeste e olhos azuis e, desconfiada de suas intenções, ela guarda segredo quanto ao seu livro, mas não sabe que Liam também tem os seus. Verônica nem desconfia, mas eles podem ser a chave para os mistérios que a rondaram durante toda sua vida. Assim, o lago negro de sua imaginação será, definitivamente, o estopim para toda sua loucura emergir. O que será que ele esconde no fundo de suas águas escuras?

"Era ela... A loucura. Ela é como um desalinho em espiral nos trilhos da sua mente. Quando o trem chega perto das zonas de risco, aqueles espaços se contorcem e retorcem, esgueirando-se dentro do seu cérebro, embrenhando-se no meio da sua carne, como veias enferrujadas intricadas com as saudáveis. O trem fica desgovernado, acelera em meio a elas, passa por dentro de tudo, rasgando e sangrando. Isso é tudo silenciosamente. Ah, o silencio dos loucos é um trem desgovernado. O problema é quando a luz vermelha de emergência é acionada..."

Esse livro precisa entrar na sua lista! Uma história que te joga dentro do livro como Dorothy. Mas sem a calçada de tijolos amarelos para dar as indicações de como se mover e para onde ir. A história te deixa dentro daquele tornado e você não quer sair dali, pelo menos não antes que a história acabe.

E para marcar a trilha sonora dessa história eu recomendo ninguém mais ninguém menos que o pai do Black Metal com CrazyTrain do Ozzy Osbourne (Trem louco numa tradução literal). E cada mais envolvido no mistério aumenta o som com o Gotic Metal The Change da banda Evanescence (a mudança em português)



Título: O Lado Mais Sombrio - Splintered - Livro 01
Autora: A.G.Howard
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Sinopse: Alyssa Gardner tem uma vida conturbada, ela ouve vozes de insetos e flores. A garota mora apenas com o pai pois a mãe foi internada e considerada insana e instável, e alegava ouvir as mesmas vozes que Alyssa sabe que são verdadeiras. Em uma das visitas, ela descobre que cada dia sua mãe pior, e que o pai havia concordado com o médico em aplicar um tratamento de choque, o que não apenas poderia transformar sua mãe em outra pessoa, como também poderia matá-la. Para impedir isso, Alyssa terá que mergulhar no obscuro mundo do País das Maravilhas e consertar os erros que a verdadeira Alice deixou pra trás, dessa forma quebraria a maldição sobre sua família. Mas a verdade é que o País das Maravilhas foi totalmente distorcido por Lewis Carrol, e Alyssa vai descobrir um lado sombrio do conto de fadas.

Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas.

Alyssa a nossa heroína é a tataraneta da Alice que visitou o País das Maravilhas.E porque Alice fez uma passagem muito “tempestuosa”, deixou muito nós amarrados, E todos estes transtornos no País das Maravilhas acarretaram uma maldição às mulheres de sua família.

Como me nego a ser clichê nessa hora, não vou indicar nenhuma das bandas que fizeram parte da trilha oficial do filme, rescetemente lançado. Mas não vou te indicar nada mais nada menos que o Hard Rock Sunshine da Banda Aerosmith (Luz do Sol ou amanhecer numa tradução livre), com direito a Steven Tyler de Chapeleiro Louco e um Gato de Cheshire horripilante no clip dessa canção. Ne diga você se acha que Steve Tyler tem um "quê" de Johnny Depp (ou o contrário). 

Essas foram minhas indicações, espero que tenham gostado, porque foi uma delícia indicar livros que li e amo e também ouvir essas canções enquanto escrevia essas linhas!

“For ThoseAboutto Rock (WeSaluteYou)”


Post feito pela Elisabete Finco.



Post válido para Top Comentarista de Julho


Comentários via Facebook

8 comentários:

  1. Oii Elizabete!!
    Ameeeei as indicações! Estou louca pra ler O lago negro e Splintered! As capas são lindas!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Elizabete.
    Já li Mar de Rosas e O Lado Mais Sombrio e adorei!
    Fiquei com vontade de ler Admirável mundo novo e O lago negro. Não conhecia esses livros.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Elizabete! Como está?
    Eu gostei de todas as suas indicações de livros com o clima de "Rock".
    Laranja Mecânica é uma leitura que só ando adiando, porém espero ler ainda este ano. Outro livro citado que muito me intrigou foi O Lago Negro. Se é um livro que precisa estar em minha lista, então não posso deixar de conferir a sua história ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei do post e das indicações, um destaque em especial para o segundo libro da série quarteto de noivas, uma série que em particularmente eu tenho muita em ler :) obrigada pelo post.

    ResponderExcluir
  5. Oi Elisabete!
    Achei linda e fofa a história de Mar de Rosas!
    Sobre Admirável Mundo Movo, quando li o título já lembrei da música da Pitty mesmo hahaha e adorei a premissa, gosto muito de histórias com um mundo futurista e assim como esse, já venho há um tempo interessada em Laranja Mecânica. Fiquei intrigada com as propostas dos livros.
    Achei lindaaa a capa de O Lago Negro e de O Lado Mais Sombrio, embora entre os dois fiquei mais interessada em O Lago Negro (porque amo esse tipo de história)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Rock and livros na veia

    ResponderExcluir
  7. Depois de MUITO tempo eu descobri que a música da Pitty tinha algo a ver com um livro, mas só depois de anos resolvi lê-lo. Hoje ele serve de inspiração para o nome do meu blog também hahaha.

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  8. Sempre fui uma grande fã de rock.Já até ganhei um concurso onde tinha que escolher um tema para o casal do livro. E fui de Aerosmith. ❤
    Que é uma das minhas bandas favoritas e que a letra tinha tudo a ver com o casal.
    Adorei a sua escolha da música de Bon Jovi para o livro Mar de Rosas.
    É muito romântica!

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

© Biblioteca Lecture • Desenvolvimento com por