28 de jan. de 2017
Por Nathália Bastos

Alma? / Gail Carriger

Título: Alma? 
Serie: O Protetorado da Sombrinha # 1
Autora: GailCarriger
Ano: 2013
Páginas: 308
Editora: Valentina
Gênero: Fantasia / Strampunk / Romance
Nota: 5/5 
Sinopse: Um Romance Sobre Vampiros, Lobisomens e Sombrinhas. Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta. E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido. Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?


Como falar do melhor livro lido em 2016? A vontade é só falar dele como quem já leu pra se esbaldar nos spoilers... risos.. Mas vou contar aqui porque dele ser 5 estrelas e um coração na minha nota. E pra você que não conhece o estilo Steampunk desisti de ler só pela sinopse. 

Embora não seja uma regra, a maioria das histórias nas quais esse tipo de ficção científica é explorado se passa na era vitoriana, período britânico do governo da Rainha Vitória (1837-1901), quando o vapor era o principal meio de produção. Graças a ele, houve avanços tecnológicos e criações incríveis para a época, como robôs a vapor, diligências turbinadas, além de cientistas “loucos” e por aí vai.As maiores influências literárias para o Steampunk são, Mary Shelley,Júlio Verne,H.G. Wells...

Vamos lá,  agora, você pode reler a sinopse ou continuar, mas eu comecei a ler por indicação, sem saber nada do que significa steampunk na capa e ainda sim fui capturada pela sinopse na capa do livro. Depois de todos os livros com vampiros que circularam, ler um onde os vampiros, lobisomens e fantasmas, não só são de conhecimento público como convivem em sociedade com os humanos e são altamente civilizados e corteses como o chá das 5, me deixou no mínimo curiosa?? Nem um pouquinho??

Tipo, você já deve ter pensado, uau, que livro doido... Risos. Mas em ordem fica legal de entender.

A história é sobre Alexia Tarabotti, solteirona, descente de pai Italiano, suspeita de assassinato contra um vampiro e sem alma.

“ é um dom, de sem alma ser capaz de anular os poderes sobrenaturais”


Eu não curti isso na sinopse... já da spoiler do porquê do título, mas enfim... não ter alma pode ser visto como uma maldição ou um dom, porque? Só por estar no título, já deixa claro ser extremamente importante para história.

Já de cara amei Alexia, inteligente, divertida, esfomeada e sua condição de ser sem alma deixa tudo ainda mais interessante pelo fato dela atrair confusão como um imã e sua imensa capacidade de causar essa confusão.

“A Srta. Tarabotti costumava manter sua condição de não ter alma emsegredo, até mesmo para a própria família. Contudo, não era uma morta-viva, esim um ser humano, que respirava e simplesmente... carecia de algo. ”

A medida que os personagens são apresentados, você si sente confortável com eles e a história já de cara te mostra que não é uma história com vampiros e lobisomens como tantas outras que você tenha lido. Lorde Maccon é escocês, temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem, sem falar no responsável para investigar o assassinato do vampiro.


“Têm uma queda pelas mulheres, aqueles animaizinhos adoráveis, apesar de serem um bocadinho rudes. — Ele estremeceu de um jeitolascivo. — Sobretudo Lorde Maccon. Tão grande e bruto. — O vampiro deu um leve rosnado.
A Srta. Tarabotti riu. Não havia nada mais engraçado que ver um vampiro tentando imitar um lobisomem. ”

A convivência do sobrenatural e humanos na sociedade londrina deixam o livro com uma história maravilhosa e a escrita me fez lembrar dos seriados Dr. Who e Torchwood (seriados esses que recomendo), e que também tem ligação a essa época. E a curiosidade de porque a descendência ou pais de origem causar mais problemas que o fato de ser um ser sobrenatural.

Outra curiosidade é a dinâmica da sociedade com os seres sobrenaturais inseridos ser maravilhosa. Eu nunca curti romance de época e me vi amando esse livro antes do primeiro chá ser servido.

Toda a pompa e circunstância de um reinado convivendo com os atos “animalecos” de homens-lobo e vampiros bebedores de sangue, além de os fantasmas causarem medo e desconforto apesar de serem vistos a luz do dia.

Quem leu A Seleção ou Jogos vorazes, vai entender cada uma das “espécies” como se fossem uma casta da sociedade, eles convivem mas tem leis e dinâmicas próprias que os outros sabem e respeitam até certo ponto para manter a convivência.

“Será que Lorde Maccon descobrira o mesmo que ela?pensou. Será que suspeitava apenas dos membros do clube ou da Real Sociedade também? A Srta.Tarabotti duvidou de que o conde, apesar de suspeitar de tudo e de todos, fosse tão longe. ”

Outro fato que me chama a atenção foi quando o Clube Hypocras, é apresentado fica claro pra mim que nós seres humanos e comuns somos muito ligados a evolução da espécie e sempre tentaremos sobreviver e manter a raça humana na qualidade de não extinta. Não que isso signifique que sempre serão usados métodos aceitáveis para isso.

Mas foi bem engraçado, porque peguei o livro pra escrever essa resenha e acabei relendo..risos..sim a escrita da autora, é leve, divertida ela não fica dando voltas e voltas pra contar alguma cena, cada personagem apresentado tem seu final. Não, ela não abandona nenhum personagem pela história. E os que fazem parte do enredo principal vão apresentando novas surpresas ao longo dos próximos livros. A sim, são 5 livros a série, sendo que 4 já foram lançados no Brasil. Gente cadê o 5º??

Terminei de ler esse livro e corri pra internet pesquisar a respeito do gênero, dos personagens, da serie, enfim, de tudo!! Agora a sombrinha e uma toalha são objetos indispensáveis na minha bolsa.

Post feito pela Elis Finco.



Post válido para Top Comentarista de Janeiro 

Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. Oi Elis,que bom que tenha gostado tanto do livro.
    Assim que comecei a ler resenhas sobre ele,fiquei bastante interessada em lê- lo. Afinal, nunca li nada negativo sobre a história.
    Sempre foram comentários entusiasmados como o seu.
    Bem,então minhas expectativas estavam muito elevadas... Até que enfim o li!
    E levei um bom tempo para terminar.
    Infelizmente não gostei muito.
    As vezes acho que li num momento não tão bom. :/

    Vou reler,e quem sabe eu tenha outra visão da história. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu precisava de um emoji pra expressar meu choque!! Risos. Janaína, tem sim haver com momento, mas pode ser também a mudança brusca de estilo de leitura. Talvez ajude saber que Os Flintstones (desenho animado) é um SteamPunk! São homens das cavernas que usam os recursos disponíveis pra uma tecnologia que não existia na época. Provavelmente na releitura essa estranheza já tenha passado e você si sinta mais confortável na leitura! Torcendo aqui!!!

      Excluir
  2. Oi, Elis!!
    Adorei conhecer um pouco mais dessa série O Protetorado da Sombrinha. Não li nenhum livro da série mais achei premissa bem interessante assim como os diálogos são bem instigantes!! Amei a indicação!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só posso dizer, leia!!! Acho que com a resenha alguns pontos que podem dificultar a leitura são tirados e ajuda a fluir melhor!! =)

      Excluir
  3. Oi Elis...
    Ainda não consegui ler essa série, mas "O Protetorado da Sombrinha" e a Alexia vêm fazendo sucesso no meio literário... Aproveitando que só falta um livro da série para ser lançado, vou aguardar mais um pouco para que sabe conseguir adquirir todos os livros e lê-los de uma vez... Adorei sua resenha e não vejo a hora de poder ler a série toda, afinal, convivência do sobrenatural e humanos na sociedade londrina só pode resultar numa obra incrível!!!
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Cristiane é considerado a melhor série do gênero já publicada ultimamente. Eu sinceramente acho que ler tudo de vez pode dar uma ressaca literária, mas quem sou eu pra criticar depois de ter lido os 4 livros em 5 dias não é mesmo??

      Excluir
  4. Oi Elis.
    Eu li esse livro faz um tempo e AMEI! também virou um dos meus favoritos.
    A Aelxia é uma ótima personagem. Forte, determinada (meio cabeça-dura) e não teme nada nem ninguém.
    Lord Macon também é um ótimo personagem! Gostei da interação entre eles e dos outros personagens da trama.
    Virei fã da autora e do gênero steam punk, vale a pena dar uma chance!
    Já tenho os outros 2 livros, mas ainda não os li. Vou ler em breve! Espero que o último seja lançado logo por aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juro que não entendo como vc conseguiu não ler.. si bem que ao terminar o segundo eu estava com o coração batendo tão forte nas costelas, pra saber o que acontece que emendei o terceiro. Mas enfim, leia!!! E estou nessa torcida também!!

      Excluir
  5. Adoro essa série... parei no quarto livro da série. Estou com dó de ler e saber que o livro 5 ainda não foi lançado por aqui. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  6. Oi Elis!
    Amei sua resenha, coisa mais linda esse livro, faz tempo q qro ler, mas ainda não deu....
    Desde q li uma resenha dle me apaixonei pela história, espero conseguir ler logo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Eu possou uma amiga que adora esse série principalmente por ser no estilo steampunk, ela também teve que me explicar isso porque eu Não entendia nada mas OK, não se pode negar que com um enredo desse o livro chama a atenção, afinal a protagonista anula poderes sobrenaturais e ainda toma o chá dá tarde !!! Maravilhosa pra se dizer no mínimo, eu realmente quero ler essa série e pretendo começar esse ano. Só tenho uma objeção em relação ao livro que é esse capa que toda vez que olho tenho agonia mas fora isso OK. Obrigado pela resenha.

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

© Biblioteca Lecture • Desenvolvimento com por