15 de mar. de 2017
Por Nathália Bastos

Silêncio/ Richelle Mead

Título: Silêncio
Autor(a):Richelle Mead
Editora: Galera Record
Páginas: 280
Ano de publicação: 2016
Gênero: Jovem Adulto/Romance/Fantasia
Avaliação: 4/5
Sinopse: Um romance de fantasia e aventura da mesma autora de Vampire Academy. Pelo que Fei se lembra, nunca houve um ruído em seu vilarejo todos são surdos. Na montanha, ou se trabalha nas minas ou na escola, e as castas devem ser respeitadas. Quando algumas pessoas começam também a perder a visão, inclusive a irmã de Fei, ela se vê obrigada a agir e a desrespeitar algumas leis. O que ninguém sabe é que, de repente, ela ganha um aliado: o som, e ele se torna sua principal arma. Ao seu lado, segue também um belo e revolucionário minerador, um amigo de infância há muito afastado em função do sistema de castas. Os dois embarcam em uma jornada grandiosa, deixando a montanha para chegar ao vale de Beiguo, onde uma surpreendente verdade mudará



"Às vezes, só sentir já basta. Não precisar rotular e falar sobre todas as coisas ao seu redor.”

          Eu já havia lido um livro de Richelle Mead, O Beijo das Sombras: Academia de Vampiros, e não há qualquer correlação com este, apesar da notória forma de escrita limpa e detalhada da autora, a forma que ela conseguiu descrever os sons foi genial. Este é o tipo de livro que não sei se odiei ou se amei. Nunca havia lido algo parecido, a abordagem da história é interessante, e há vários pontos que podem ser aprofundados. Começando com o cenário, onde acho muito interessante a cultura ocidental e seus costumes, já é um ponto positivo. Outra coisa que me chamou a atenção desde o primeiro capítulo foi a questão da hierarquia, onde é relatado que só há 3 trabalhos possíveis: artista (o trabalho “mais reconhecido”), minerador ou fornecedor de suprimentos. 

“O grito vem de um lugar mais obscuro, das profundezas da nossa alma, e, quando gritamos nesses momentos em que estamos tristes ou com muita raiva, existe uma constatação terrível que acompanha esse ato: a de que estamos dando voz a uma emoção que é simplesmente grande demais para caber no nosso coração.”

         Desde o começo gostei do casal Li Wei e Fei Jing, achei a relação entre eles sólida e amorosa. E gostei muito deste trecho no capítulo 13, onde Li diz para Fei: 

“Amo você desde aquele primeiro olhar de desafio que me lançou do meio dos escombros do galpão. Amei você ao longo de todos os anos em que crescemos juntos. E amei você quando me contou que iria embora para ficar com os artistas. Durante tudo isso, no meu coração sempre só existiu espaço para o nome de uma pessoa: o seu. E pode dizer o que quiser sobre nossas posições sociais e tudo o que existe para impedir que fiquemos juntos, mas sei que me ama também.” 

         Apesar de eu ficar imaginando o tempo todo como seriam todos aqueles diálogos em libra, achei muito interessante! Fiz uma relação entre serem surdos e mudos com um trecho de uma música que gosto muito “O escravo mais perdido é o que pensa que é livre. E ainda defende os motivos da sua própria burrice”, e ainda mais com algumas questões políticas do nosso cotidiano. E conseguimos ver isso o livro todo, quando ninguém tenta saber o motivo da escassez de alimentos e da troca por minérios, onda a escravidão já é subjetiva. E a ignorância é bem visível quando ela mostra os relatos diários com tudo o que viu na sua viagem e o povo reage de forma violenta.


"Todos os sons ao meu redor o tamborilar da chuva que retorna, o vento soprando as folhas tudo de repente ganha um sentido renovado. Agora, vejo que, mais do que interferir no mundo, os sons o aprimoram. Seu alcance e potencial são imensos. É como ter uma cor inteiramente nova para usar nas pinturas."

         Apesar do final ser meio “WHAT?”, o restante do livro me prendeu. No final fiquei em dúvida entre 3 ou 4 estrelas, optei por 4 (mas ainda quero um 3,5 haha).


Post feito pela Lizi Reis.



Post válido para Top Comentarista de Março

Comentários via Facebook

24 comentários:

  1. Que trecho mais amorzinho da declaração ^^ gostei desse tema da falta de som, não me lembro de outros livros que abordam isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não lembro, Sherla. Isso, para mim, o tornou incrível!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lizi, achei a ideia do livro muito interessante e a capa muito bonita, mas tenho receios com relação a história e apesar de sua resenha estar mais a favor do que contra, ainda não consegui decidir rsrs. Eu gosto da autora, já li Academia de Vampiros e amei e tem outra série dela que ainda quero ler e é Spin Off dela (Academia de Vampiros), mas este livro da resenha foge do padrão e se não me engano não tem continuação e esse final "What?" que você citou me deixam preocupada, ainda assim gostei de saber que o relacionamento entre os protagonistas é sólido, acho esse um ponto importante pra me cativar. Ainda não decidi se leio ou não a história, mas gostei demais da resenha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Hey, Lili, capa lindona, né? Também li Academia de Vampiros, mas apenas o primeiro livro (O beijo das sombras) e também curti muito! Silêncio por não ter continuação e ter esse final realmente faz você ficar com um pé atrás, mas dá uma chance para ele, rs. Se ler, vem correndo me avisar! Muito obrigada!!

      Excluir
  4. Olá!!
    Já tinha visto a capa desse livro no facebook, mas ainda não tinha lido do que se tratava e confesso que fiquei curiosa para saber como a autora escreveu esse enredo. Gostei bastante da resenha, parabéns !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Karol! A capa e o enredo realmente cativam. Beijão!

      Excluir
  5. A premissa desse livro é muito boa, eu o vi a primeira vez no Mochilão da Record ano passado e desde então quero ler, mas ainda não consegui encaixá-lo nas minhas leituras.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vai dando um jeitinho de encaixar aí, rs. Dia 1 de maio teve o Mochilão aqui na cidade, Salvador, mas não deu para ir :(
      Beijosss

      Excluir
  6. O livro parece ser bem bacana. Nunca li nenhum livro da Richelle Mead. Mais gostei bastante da premissa desse livro!! Já outras resenhas desse livro mais não fiquei desanimada com os comentários negativos sobre ele. Ainda quero muito ler essa história.
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse, esse foi o segundo que li dela, mas acredito que Silêncio pode ser um bom começo. Que bom que não desanimou!! Quero saber o que achou quando lê-lo. Beijão!

      Excluir
  7. Oii Lizi!
    Já conhecia o livro, mas não tive ainda oportunidade de ler, pelo enredo e resenhas q acompanho parece ser uma leitura bem bacana, quem sabe consigo ler em breve...
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Que loucura! Todos são surdos? Que absurdo!
    Fiquei bem curiosa, ainda mais por saber que é da autora de Vampire Academy, que eu nunca li mas sou louca pra ler hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive essa mesma reação!! "Como podem ser todos surdos???"
      Então já lê a série e Silêncio e vem me contar o que achou *-*

      Excluir
  9. Lizi,me interessei pelo livro assim que vi a capa.Depois que li a sinopse minha vontade de ler aumentou por ser uma fantasia e cheia de ação...Mas quando comecei a ler a resenha,comecei a me desinteressar um pouco...
    Não consegui achar a história fascinante!
    E se o final também deixou a desejar,me fez perder totalmente à vontade de ler.

    Bjs. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capa realmente muito linda! Como você disse, é uma fantasia cheia de ação e também de amor. No início realmente te prende, mas depois é preciso um pouco de força de vontade para continuar a leitura, rs. Mas vale a pena, moça! Beijão

      Excluir
  10. Oi.
    Eu sou apaixonada pelos dois primeiros livros da série Academia de Vampiros, e estou ansiosa para ler Silêncio, o livro parece conter uma premissa bem interessante, gosto muito de livros de fantasia, uma pena que o final deixou a desejar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito continuar essa série, li apenas o primeiro (o beijo das sombras) :(
      Esse final foi realmente um pouco fantasioso e decepcionante... Mas é uma boa leitura, espero sua opinião sobre ele depois de lê-lo. Um beijo!

      Excluir
  11. Oii!
    Nunca li Academia de Vampiros, nem tenho vontade. Não conhecia esse livro, mas fiquei interessada pelo enredo, só não gostei dessa capa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey,
      Eu apenas li o primeiro (O Beijo das Sombras), estilo bem fantasia, e esse não deve ser o seu gênero preferido, né? rs. Eu mesma prefiro um romance dramático ou aqueles que te fazem pensar sobre a vida, haha. Eu gostei da capa por causa do contexto oriental (acho lindo!). Mas é um bom enredo mesmo, vale a pena!

      Excluir
  12. Não conhecia o livro mas confesso que fiquei curiosa com o fato de serem todos surdos. Acho que nunca li algo com personagens assim... ja li a Voz do Arqueiro onde o personagem é mudo... mas acho q esse livro me tiraria da zona de conforto... rsrsrs... anotado para uma possível leitura futura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma leitura completamente diferente de tudo que já li e isso foi o que mais me chamou atenção. A voz do arqueiro adicionado à minha lista de "quero ler" com sucesso, haha. Anota e lembra de mim caso leia-o. Beijos!

      Excluir

Veja os antigos!

© Biblioteca Lecture • Desenvolvimento com por