12 de ago. de 2017
Por Nathália Bastos

Os Cincos Guardiões - Série Cyan - M. Deméter

Título: Os Cincos Guardiões - Série Cyan
Volume: 1
Autora: Mara Deméter
Gênero: Fantasia/Aventura
Páginas: 226
Avaliação: 4/5
Sinopse: “— Cyan é um mundo mágico, Aislinn – ele começou – Talvez seja difícil que hoje você perceba isso, vivendo na cidade afastada das poucas criaturas mágicas que ainda restam, mas Cyan sempre foi um mundo mágico.” 
Cinco jovens ainda carregam o dom em Cyan, são Os Cinco Guardiões e são responsáveis por proteger toda a magia do mundo e distribuí-la harmoniosamente entre as criaturas mágicas.
Em suas mãos estão vida e morte, paz e destruição. Aislinn, aos dezessete anos e em meio a um turbilhão de emoções acabou de se descobrir como uma Guardiã; a única que pode encontrar os outros quatro.
Seu destino é muito mais que superar os próprios conflitos, é salvar um mundo e permitir a vida de todas as fadas, ninfas, centauros, elfos, sereias, fantasmas, espíritos mágicos e tantos outros seres carregados de magia.
Ela aceitou esse destino. Você está pronto para acompanhá-la?


O que você faria ao descobrir que possui um dom que pode salvar um reino mágico? Essa é uma pergunta que fiz quando li esse livro, carregado de aventura e uma fantasia magnífica. Uma leitura leve, cheio de emoções que fará com que nós leitores, entre nesse mundo mágico para ajudar a salvar Cyan e suas criaturas, que nos faz querer ser o guerreiro e partir em missão de curar e dar esperança de que algo novo pode vir a surgir.

Aislinn é jovem, mas acabou perdendo seus pais em um incêndio, causados por aqueles que os querem mortos para roubar seus dons, sobrevivendo apenas ela e seu irmão, Brenton, e em meio a tudo isso, ela se descobre que possui um dom, que é uma das Guardiãs que, segundo a profecia, pode salvar o reino de Cyan. Depois da morte de seus pais, Aislinn é levada para uma ilha, que pertence ao reino de Cyan para além de se proteger, também aprender mais sobre seu dom e a dominá-la, possuidora do dom da visão, ela acaba sendo a responsável por encontrar os outros Guardiões. 

- Mas você ajuda mesmo sem fazer nada. Enquanto ainda houver um Guardião, o mundo esta a salvo. Mesmo que Cyan esteja doente, a magia não irá acabar enquanto houver Guardiões.

Mesmo que seja difícil acreditar em tudo que vem acontecendo, conhecendo esse mundo novo e suas criaturas, Aislinn se mostra determinada a tentar fazer o possível para ajudar, e é aos poucos que ela vai conhecendo a si mesmo e dominando seu dom, e assim, ela vai encontrando os outros Guardiões. 

É visível as dificuldades que ela encontra, não somente ela, mas outros personagens também, pois aos poucos vamos conhecendo eles, e alguns podem não aceitar facilmente seus dons, aquilo para o qual foi destinado, e nesse momento também que vemos o amadurecimento de Aislinn, quando ela percebe que para ajudar os outros e até mesmo Cyan, ela precisava primeiramente aceitar seu dom, aceitar seu destino e juntos, os Cincos Guardiões partem em missão de salvar Cyan, mas será que eles estão preparados tanto para salvar o reino quanto para guerrear contra aqueles seres que o querem mata-los para roubar seus dons? Será que esses jovens conseguirá confiar em si mesmo e naqueles que estão lutando juntos deles? Acredito que essa resposta só veremos no proximo volume.

Apesar de todas as dificuldades que enfrentou, aqui esta você, pronta para aceitar a missão no qual foi designada. E é devido a essa determinação que tenho certeza que cumprirá seu objetivo, Aislinn.

A leitura é leve e muito fluída, a cada página vamos descobrindo mais sobre Cyan e suas criaturas mágicas, ao mesmo tempo em que é misterioso, é também magnífico, e você não consegue largar o livro para descobrir mais sobre essas maravilhas. A escrita de Mara é ao mesmo tempo fluída e direta, o que eu gostei muito, aquela que vai direto ao ponto sem ficar detalhando demais. Narrado em terceira pessoa, nos dá uma visão mais ampla do enredo em si e de cada personagens, nos fazendo conhecer e dando nossa própria opinião sobre cada um deles.

Teve alguns pontos que não gostei, na história, o Guerreiro é aquele que protege os Guardiões, que luta e da vida por eles, com isso conhecemos o Godric Etans, que salva Aislinn e Brenton e os leva para um local seguro e ele acaba se tornando o Guerreiro de Aislinn. Mas, fiquei confusa pois a autora não conta muito sobre ele, no entanto não sabia se ele era um adulto ou um jovem de 20 anos, ao mesmo tempo que parece que ele é bem mais velho e possui uma vasta experiencia, ao mesmo tempo ele é jovem e se apaixona por Aislinn. Também senti falta da autora aprofundar um pouco mais sobre o reino de Cyan e sua criaturas existentes, mas, isso não tira o valor que esse livro carrega, onde existe um mundo que esta doente e que precisa de pessoas para salva-lo e dar vida e esperança aquele que o habitam. 

Alem de uma aventura, essa fantasia esta carregada de reflexão, que nos levam a perceber que é por nossas ações que podemos destruir nossa lar, nosso planeta. A autora sobre soube metaforizar, criar um enredo onde os leitores podem interpretar de várias maneiras, ela pode sim ser uma fantasia, mas por trás dele podemos perceber coisas que nós fazemos com nós mesmo e as ações que tomamos, sempre tem consequências, seja ela boa ou ruim, mas que nós nunca vemos o lado ruim deles.

Nos vemos no próximo volume 😏


Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ai, pois taí! Gostei desse livro! Eu já tenho naturalmente queda por fantasias, mas quando ela é diferente, intrigante, mas ainda mantém aquela carinha de fantasia, eu amo. Vou atrás do livro com certeza!

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

© Biblioteca Lecture • Desenvolvimento com por