10 de jun. de 2018
Por Unknown

Orgulho e Preconceito / Jane Austen




Título: Orgulho e Preconceito
Autor: Jane Austen
Editora: L&PM Pocket
Páginas: 400
Gênero: Romance
Sinopse:“É verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro em posse de boa fortuna deve estar necessitado de esposa.”
É com essas palavras que Jane Austen inicia Orgulho e preconceito, conduzindo o leitor diretamente ao lar dos Bennet, família com não menos que cinco noivas em potencial: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia. Quando o sr. Bingley e o sr. Darcy, dois jovens distintos, chegam a Hert­fordshire, todas ficam em alerta: eles são solteiros, bonitos e, claro, donos de uma boa fortuna. O que poderia ser uma típica história de amor é, nas mãos de uma das escritoras de língua inglesa mais difundidas pelo mundo, um espetáculo de grandes personagens e diálogos sagazes, com um timing perfeito para a ironia. Jane Austen desafiou as convenções sociais ao criticá-las pelas entrelinhas, pontuando seus livros com toques de humor que só uma observadora perspicaz e uma brilhante escritora poderia unir. Suas histórias, passadas na Inglaterra da virada do século XVIII para o XIX, falam para os leitores de todas as épocas. Segundo o crítico Harold Bloom, os livros de Jane Austen passarão para a posteridade juntamente com os clássicos de William Shakespea­re e de Charles Dickens.


Romance unido com críticas sarcásticas e irônicas? É isso mesmo! Jane Austen consegue mesclar tudo isso de forma bárbara nesse (e em outros) romance (s). O livro se inicia contando sobre a chegada de Mr Bingley em Netherfield Park e explicando a família Bennet.

A família Bennet é composta pelo Mr e pela Mrs Bennet e suas filhas: Jane, Lizzie, Mary, Kitty e Lydia e durante todo o romance, podemos vivenciar a vontade de Mrs Bennet de casar suas 5 filhas com homens ricos, de muitas posses, de famílias distintas e famosas na sociedade. Mr Bennet, ao contrário de sua esposa, não possui a mesma visão, se importando muito mais com os sentimentos de suas filhas e não prezando tanto pela origem social das famílias dos rapazes...

A chegada de Sr Bingley e Sr. Darcy marca o início da história. Mr Bingley é um homem dócil, bonito, generoso e brincalhão. Ao contrário do amigo, Mr Darcy é bonito, alto, inteligente, mas é socialmente mais reservado e por muitas vezes é tido como orgulhoso.

Ao longo do romance, Jane Austen retrata uma nova forma de abordar o amor, deixando de lado as versões românticas e colocando foco numa visão mais realista, criticando a sociedade do século XVIII, principalmente ao expor ao ridículo as características daquela época: casamento sem amor, visando somente os dotes e as relações sociais obrigatórias.

Lizzie, a personagem principal, durante todo o livro se incomoda com esses tipos de relações e faz algumas críticas relacionadas a questões como educação, cultura, moral e casamento. 
São poucas as pessoas de quem eu gosto realmente e mais restrito ainda o número daquelas de quem faço um bom juízo. Quanto mais eu conheço o mundo, maior é o meu descontentamento por ele; e cada dia confirma a minha crença na inconsistência de todos os caracteres humanos e na pouca confiança suscetível de ser depositada na aparência tanto no mérito quanto do bom senso.
O mais interessante durante a leitura é a construção dos personagens e as diferenças entre eles. Jane Austen consegue mesclar e criticar diferentes personalidades: Jane, é muito carinhosa e não vê maldade nas pessoas, Lizzie, por sua vez, é orgulhosa, teimosa e muitas vezes julga pela primeira impressão. Suas irmãs, Mary, Lydia e Kitty são figuras secundárias, mas que ainda sim possuem traços relevantes para a crítica, sendo muitas vezes insensatas e preocupadas somente em namorar e arrumar oficiais para se casarem.

Os pais das meninas não poderiam contrastar mais: Mr Bennet, um culto e inteligente cavalheiro, não aceita a frivolidade da esposa e das filhas mais novas. Mrs Bennet, por sua vez, se preocupa apenas com as aparências de sua família perante à sociedade, e não se questiona/preocupa com o bem estar real de sua família. Por ser frívola, muitas vezes suas atitudes em público são motivos de vergonha para a família em geral. 
_ O noivado entre eles é de natureza especial. Desde a infância, foram destinados um para o outro. Era esse o maior desejo da mãe dele, bem como o meu. Planejamos a união, quando eles ainda estavam no berço.; e agora, quando o desejo de ambas as irmãs poderia ser realizado, uma moça de classe inferior. sem qualquer renome na sociedade e totalmente estranha à família, ousa interpor-se entre eles! Não tem nenhuma consideração pelos anseios da família dele? Será que é totalmente destituída do sentimento da propriedade e da delicadeza? Não me ouviu dizer que desde seu nascimento ele foi destinado à prima?
No desenrolar da história, é nítido o crescimento e amadurecimento de Lizzie e Jane, as irmãs principais, que a princípio se desapontam com o amor e passam algum tempo discorrendo e debatendo sobre a importância dos sentimentos para construção de um casamento feliz e frutífero. 

Além de temas chaves, a obra de Jane Austen é incrível pela complexidade de sua construção e com toda a certeza merece ser lida por ajudar a entender os problemas da sociedade que ainda são perpetuados até hoje, principalmente com relação à condição das mulheres.

Para os que já leram "Orgulho e Preconceito" ou outra obra da querida Jane Austen, deixem seus comentários que ficaremos muito felizes com a opinião de vocês!

Espero que tenham gostado da resenha da semana!
Beijinhos de luz! ⭐

Comentários via Facebook

3 comentários:

  1. Orgulho e Preconceito" é um clássico maravilhoso, que trás um romance de arrancar suspiros (embora não seja "meloso", dramático nem tampouco erótico) é uma crítica social (sem tornar o texto didático nem cansatico) sobre questões sociais e de gênero que moldam a sociedade até os dias atuais. Por tudo o que foi citado na resenha, pelos pontos destacados no meu comentário, pelo talento de Jane Austen e pela inspiração que essa grande escritora transmite em escritores (as); como eu; até os dias de hoje, que O&P torna-se uma leitura extremamente bem conceituada há mais de duzentos anos, sem o menor sinal de perda de interesse por parte dos (as) leitores (as) ao redor do mundo, muito pelo contrário.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tinha ouvido falar, mas deve ser de fácil leitura, e como deu para perceber assuntos atuais!!

    ResponderExcluir
  3. Adoro Orgulho e preconceito e já perdi a conta de quantas vezes o li, mas o meu favorito é outro... mansfield park. Jane Austen é uma mulher-autora incrível. Amo seu estilo, ritmo e a maneira como constrói os personagens e principalmente como descontrói a idéia do amor a primeira vista. Em orgulho e preconceito, o amor é um sentimento que se alimenta, que depende do dia seguinte. Foi a primeira a fugir daquela coisa de que eu te amei no primeiro olhar. Tanto que em determinado momento da trama, Lizzy é questionada sobre o momento em que ela se viu amando Darcy e ela fica em dúvida, para e pensa, brinca sobre ter visto a imensa propriedade dele e depois repara que foi gradativo. Lindo isso e tão necessário para esse tempo em que as coisas são tão frágeis e que todo mundo quer amar e pronto. ai ai ai.

    Amei seu post. rs

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

© Biblioteca Lecture • Desenvolvimento com por