28 de jul. de 2018
Por Duda Conti

Primeiras Impressões / Cadeados: O Amor é a Chave - Nuccia de Cicco


Título: Cadeados: O Amor é a Chave
Autora: Nuccia de Cicco
Gênero: Drama/Romance/Literatura Inclusiva 
Avaliação: 5/5
Sinopse: Após encerrar sua jornada no exterior, Pamella retorna ao Brasil para prestar vestibular e seguir a carreira de Biomédica, ao invés de se tornar uma artista, como todos na família. Seus planos e sonhos são bruscamente interrompidos por um acidente de carro. Meses depois, ainda se recuperando do coma, do luto e do abandono pelo namorado, novos sintomas surgem. E, então, da noite para o dia, ela se descobre surda.
Com a ajuda da irmã e amigos, Pam deverá interagir com o mundo através do tato e da visão, sem perder sua identidade. Precisará aprender a se adaptar a sua nova condição, e se conectar novamente com a sociedade, a se comunicar, a confiar, a amar e ser amada outra vez, a sobreviver à sua deficiência.
Após tanto tempo sentindo-se trancada dentro de um mundo silencioso e solitário por fortes cadeados, ela descobrirá que o amor é a única chave: o amor por alguém, por si mesma e pela vida.





Pamella é uma garota comum que planeja seu futuro e sonha em ter uma vida bem sucedida ao lado do seu namorado Gustavo, mais conhecido como Bafo. Mas ninguém aprova esse namoro, Bafo é possessivo, ciumento e vive de aparências, até Pam já está se enchendo disso.

Ela tem uma irmã mais velha que sempre esteve ao seu lado e que agora está noiva, prestes a se casar e construir uma vida com outra pessoa. Enquanto isso Pam ainda mora com os pais na sua casa de infância no Rio de Janeiro.

Um dia como outro qualquer cheio de alegria acabou em tragédia quando, voltando de um casamento, na estrada, um ônibus perdeu o controle e capotou, causando um acidente tremendo. Acidente esse que matou os pais de Pam e a feriu gravemente.

Sua irmã agora precisa tomar conta das coisas enquanto Pam está em coma no hospital, depois de dois meses ela acorda e agora tanto Pam quanto sua família e amigos terão que se adaptar a nova condição de vida de Pam... A surdez.


"Para todo mundo, eu perdera apenas a audição. Para mim, perdera toda a minha vida."



Que escrita... Que livro.... Que escritora. É tudo tão incrível que eu não sei nem por onde começar.

Bem, falando da escrita eu achei IMPECÁVEL. É uma escrita de fácil leitura e compreensão sem deixar de lado a delicadeza e a harmonia das palavras. É aquele tipo de leitura que te prende e te faz querer continuar até a aflição de não saber o que vai acontecer passar.

Eu não sou uma pessoa que serve para fazer Primeiras Impressões pois sou muito curiosa e poucos capítulos do livro me matam... EU PRECISO SABER DE TUDO O QUE ACONTECE!!

Cadeados: O Amor é a Chave é um livro de romance, onde tem o casal principal que irá se apaixonar, mas ele também não é um livro somente disso. Ele é um livro de sobrevivência, de desafios e de agradecer por estar vivo... Ele é um livro de ensinamentos.

Pam após um grave acidente precisa aprender a lidar com um novo mundo, um mundo quieto, sem som, sem música, sem o barulho do vento. Pam precisa descobrir novas formas de encarar a vida e aproveitar o que ela tem para oferecer.

O mais incrível desse livro é ter sido abordado um tema pouco discutido na literatura, a surdez. A inclusão é necessária para que todos percebam que fazem parte de uma sociedade, para que todos se sintam acolhidos e lembrados e é através de coisas como essa (escrita, música, arte, moda) que uma minoria ganha representação e percebe que é SIM importante para o mundo. Nuccia pode não saber mais através do livro dela conseguirá mudar muitas vidas e abrir os olhos de muitas mentes fechadas por ai.

Eu não poderia finalizar essas Primeiras Impressões de outra forma que não fosse agradecendo a Nuccia, agradecendo pelo trabalho incrível e por ser esse ser tão iluminado que conquistará cada vez mais seu espaço de merecimento.

Nuccia, obrigada.




Espero que tenham gostado, deixa aqui nos comentários se você também está doido (a) para ler Cadeados: O Amor é a Chave.

Nos vemos em breve!

Beijinhos <3






 

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Estou oficialmente desmaiada!!! <3
    Quanta lindeza em um blog só! Eu que agradeço a disponibilidade em ler estes "pequenos" capítulos. Muito obrigada mesmo, Duda!! Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nuccia eu fico imensamente feliz em ter o privilégio de conhecer o seu trabalho e fico mais feliz ainda por ter gostado do meu post. Muito obrigada <3

      Excluir

Veja os antigos!

© Biblioteca Lecture • Desenvolvimento com por