6 de fev. de 2019
Por Unknown

Coragem e Ambição / Caroline Brandão



Título: Coragem e Ambição 
Autor: Caroline Brandão
Editora: Chiado Editora
Páginas: 466
Nota: 4/5
Gênero: Romance
Sinopse: Determinação e foco sempre foram as melhores qualidades de Paloma, uma jovem extremamente inteligente e que não mede esforços para conseguir o sonhado reconhecimento. Por ouro lado, é frustrante viver com uma família resignada ao fracasso de uma loja de móveis falida. Não foi sempre assim. Há um século o negócio dominava o mercado como um império. Tudo desabou quando um pequeno ato inconsequente de sua trisavó, Anita, acabou perpetuando pelas gerações. O que aconteceu? Quem ela era? Agora que Paloma descobriu uma maneira de voltar no tempo, não pensará duas vezes em convencer a jovem rebelde a se casar, o que pode gerar acordos perigosos e consequências para várias gerações, envolvendo inocentes em uma teia difícil de desfazer... a da vida. Em Coragem e Ambição, conhecemos duas mulheres com muita personalidade, objetivos e maneiras diferentes de ver o mundo. Duas jovens, duas histórias, dois amores e o mesmo sonho, o de ser livre.   

"Coragem e Ambição" é um livro que nos lembra, durante toda a narrativa, de abandonarmos nossos pré-conceitos e nossos pré-julgamentos, com uma história que te prende desde o primeiro capítulo. É uma história sobre amizade, companheirismo, e mais do que tudo, sobre a análise da conquista e da ganância. Até que ponto podemos ir em busca delas sem nos prejudicarmos e sem abdicarmos o nosso próprio "eu"? No final, o que realmente importa, a ganância, o dinheiro, ou a felicidade e a família? Ficou interessado e quer saber mais sobre esse livro? Continue a ler!  


Quando pensamos em romances, pensamos em histórias melosas, de casais perfeitos que por algum motivo não conseguem ficar juntos e que um sofre pelo outro. Esse romance é totalmente diferente. É um livro sobre amizade, sobre mudança de costumes, sobre entender as reais necessidades das outras pessoas, sobre morais e costumes entre épocas totalmente diferentes, e principalmente, sobre entender que todas as ações que tomamos nos marcam, e marcam as pessoas que estão ao nosso redor de alguma forma, e as vezes, nem sempre de uma forma boa. 

A história se passa com a família Almeida, dona de uma loja de móveis que sempre teve muito lucro, mas que ultimamente só vem dando prejuízo e sendo motivo de brigas entre os pais de Paloma. Paloma é uma garota responsável, tranquila, caseira, dedicada e meio nerd, mas ela não é uma garota normal não. Ela construiu um experimento onde pudesse viajar no tempo e editar o seu passado, a fim de reconstituir eventos que levaram à falência da loja dos pais.  

A principal "culpada" pela falência da loja dos pais de Paloma? Sua trisavó, Anita. Anita, ao contrário de Paloma, é uma pessoa extremamente sociável, popular, rica, corajosa, de uma personalidade muito forte e que não hesita em fazer o que tem vontade.
A ideia de Paloma? Voltar no tempo, encontrar Anita e explicar para a "ovelha negra" da família que o fato de ela ter desistido de se casar com um homem rico foi o motivo pelo qual a loja de seus pais está, atualmente, enfrentando uma séria crise.. 
  A respiração de Paloma ficou mais pesada, e Anita, percebendo a situação estranha que se formava ali, fechou o livro de capa dura e lentamente, virou-se para trás. Ao ver uma jovem tão parecida com ela, com roupas estranhas e um olhar assustado, Anita levou um forte susto. Pulou da poltrona, deixando o livro cair no chão, e foi recuando até parar de costas na parede. Agora que estava de pé, Paloma conseguiu vê-la por um ângulo melhor. Ela era um pouquinho mais alta, mas o espartilho apertado lhe dava belas curvas. O rosto era longo e com feições delicadas, porém, os olhos eram fortes. E desafiadores. E grandes! Assim como os de sua trineta. Havia outras coisas em comum: o tom pálido da pele, os cabelos castanho-claros, as mãos grandes com dedos longos, e os pés compridos.... 
Logo nos primeiros capítulos da história já acontece o tão esperado encontro entre a Paloma, do futuro, e sua triavó, Anita, de 1919. O primeiro encontro, que deveria ser tenso e repleto de dúvidas e de negação, acaba por ser um encontro mais tranquilo, e apesar de haver algumas dúvidas, a Anita aceita rapidamente que a Paloma veio do futuro e que é a sua trineta. Apesar da rápida aceitação, o encontro entre as duas garotas de tempos tão distintos é extramente interessante, pois diferencia claramente os costumes, as vestimentas, os automóveis e as tecnologias entre essas duas épocas. 

Durante o desenrolar da história vamos acompanhando a troca de épocas entre Anita, que passa a viver com a família de Paloma, e Paloma, que passa a viver no ano de 1919. Nenhum familiar e nenhum amigo sabem do acontecido, e toda a história se desenrola a fim das duas manterem o segredo da troca de épocas a salvo. Paloma é obrigada a se forçar a aprender as morais e os costumes da época de sua triavó e toma muito cuidado com o palavreado e o vocabulário enquanto está conversando com seus familiares. Anita, por sua vez, é obrigada a fingir que é uma garota inteligente, que gosta dos estudos e é boa em matemática.

Por diversas vezes as atitudes das duas garotas são colocadas à prova e muitos colegas suspeitam de que alguma coisa grave aconteceu com Paloma/Anita. Apesar de elas serem extremamente parecidas fisicamente, as atitudes e as formas de enxergarem o mundo são totalmente diferentes, e, muitas vezes, elas não conseguem se policiar o suficiente para esconderem a real forma de pensarem.
- Bem, foi tão estranho. Eu perguntei como ela deduziu tudo aquilo, e então ela começou a falar um monte de bobagens, eu não entendi. Quando Ritinha se acalmou, explicou que você mudou drasticamente seu comportamento, e que só uma pessoa diferente ou que tem uma síndrome de personalidade faz isso. E como exemplos ela falou o seu súbito desinteresse pelos estudos, sua incapacidade de resolver algum probleminha de matemática. Ela também percebeu que você está um pouquinho mais magra, e um pouquinho mais alta. Você não coça mais o nariz como antigamente, mas não para de mexer no cabelo. Isso eu também notei, mas... a sua súbita feminilidade chamou atenção, assim como seu novo corte de cabelo, sua pele está mais pálida que o normal, e você agora tem uma mancha nas costas, que não tinha há uma semana. Está acompanhando? 
É muito interessante observar o relacionamento que as garotas estabelecem estando em outras eras. Paloma conversa com pessoas que Anita jamais pensaria em conversar; Anita, por sua vez, consegue brigar com a melhor amiga de Paloma, Ritinha, e colocar em risco essa amizade tão importante. É importante se atentar para as diferenças políticas, temporais e econômicas que estão inseridas nos contextos e nas atitudes das duas meninas e observar como esses aspectos se misturam e se mesclam a fim de contribuírem para o estabelecimento de um bem-estar social e individual. Mais interessante ainda, é observar a mudança de atitudes das garotas ao chegar ao final do livro, após terem aprendido os costumes e as regras das diferentes épocas. 

O livro da Caroline Brandão é leve, contagiante, engraçado e super rápido de ser lido. Não é uma leitura que cansa, muito pelo contrário. É uma leitura super fluida e que não dá vontade de parar de ler até terminar e descobrir qual será o desfecho final. Paloma e Anita voltarão para as suas respectivas épocas? Anita se casará com seu namorado rico para salvar a loja da família? A alteração do passado será refletida no presente? Os pais de Paloma venderão a loja ou tentarão resolver os problemas financeiros da família? 

Para descobrirem as repostas dessas perguntas e o final dessa instigante história, terão que ler esse livro incrível da Caroline Brandão! ❤️

Espero que tenham gostado da resenha da semana! Comentem sobre o que acharam do livro, se já tiveram a oportunidade de ler, etc etc. Vamos discutir!  😀

Beijinhos de luz! ⭐

Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Olá Mari!!!
    Eu gostei da história me lembrou uma leitura da minha infância e que fiquei encantada na época pela mesma.
    Eu só acho que não vai mudar as coisas da trisavó da personagem, pois ai afetaria o futuro então acho que o casamento não rola porém irei colocar na lista para ler.
    Achei uma fofura a capa e o enredo nem se fala *-*

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

© Biblioteca Lecture • Desenvolvimento com por