19 de abr de 2016
Por Nathália Bastos

Indicando Livros/ Top 5 Livros Infantis

Oi gente, aqui é a Duda novamente e hoje vim trazer o Indicando Livros. Aproveitando que ontem foi o dia do livro infantil, vim trazer um top 5 com livros que marcaram a minha infância. Espero que gostem...


Marcelo, Marmelo, Martelo e outras histórias



Os personagens dos três contos deste livro são crianças que vivem no espaço urbano. Elas resolvem seus impasses com muita esperteza e vivacidade - Marcelo cria palavras novas; Teresinha e Gabriela acabam se identificando, apesar das diferenças; Compreende a importância da amizade.

Lembro-me bem da professora do jardim da infância lendo esse livro para nós, acho que foi um dos primeiros livros com qual já tive contato. Focando na história do Marcelo, é uma história curtinha, de linguagem simples, enredo gostoso e fácil de ser entendido com uma moral no final. Sempre que ouço o nome desse livro lembro-me dos trocadilhos que o Marcelo fazia haha.


O Menino Maluquinho





Na grande obra infantil de Ziraldo, verso e desenho contam a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era um menino feliz.

Como não pensar em livros infantis e se esquecer do Menino Maluquinho, impossível. Li muito durante minha infância, por ser uma leitura super fácil com rimas e engraçada. Ziraldo é maravilhoso no quesito encantar as crianças. Outro livro dele que gosto muito é o Uma Professora Muito Maluquinha, sério gente, não preciso nem comentar do filme que é um amorzinho. <3


Menina Bonita do Laço de Fita



Menina Bonita do Laço de Fita traz uma linda história, onde um coelho branquinho queria casar-se e ter uma filha bem pretinha. Durante a obra, o coelho tenta descobrir o segredo para conquistar o seu tão sonhado desejo. Leia o livro e acompanhe a busca do coelhinho!

Não existe livro mais amorzinho que essa para uma criança ler. Nele um coelhinho fica fascinado pela pele negra da garotinha e faz de tudo para descobrir o segredo de ter uma cor tão linda dessa. Acho essencial esse livro já que ele quebra logo na infância a possibilidade de existir qualquer tipo de preconceito.


A Pequena Sereia



A Pequena Sereia' conta a história de uma sereia que, ao completar 15 anos, recebe a permissão de seu pai para visitar a superfície do mar. É nesse dia que a sereiazinha apaixona-se por um príncipe e, para conquistá-lo, pede ajuda à bruxa do mar. Ela fica sabendo então, que para realizar seu desejo, teria que abrir mão daquilo que lhe é mais valioso... Essa é uma história que mostra que os sonhos e as esperanças podem ser maiores do que tudo.

Eu sempre quis ser uma sereia, quando digo sempre, eu quero dizer até hoje. E tudo isso é culpa do filme da Disney, A Pequena Sereia... E sim, eu decorei todas as falas do filme haha. Existem várias versões mais a história é sempre a mesma, a frágil sereia que quer trocar a cauda pela oportunidade de viver um grande amor.


A Pequena Vendedora de Fósforo



Era véspera de Natal. Noite de frio, neve, e uma menininha muito pobre relutava em ir para casa. Ela era órfã de mãe, morava sozinha com o pai alcoólatra e com a avó, já muito idosa, e sustentava a todos vendendo fósforos.

Não sei se esse livro pode ser considerado uma história infantil, pois nunca daria um livro desses para uma criança ler a não ser que eu seja muito mal. Sério, esse livro me traumatizou, é muito muito triste. Você sente o sofrimento e a solidão junto com a pobre garotinha, sem contar o curta que a Disney fez sobre a história. (tentei achar no youtube mais não consegui :/). 



BÔNUS

Como vocês sempre foram muito legais comigo, vou deixar aqui dois livros como bônus para vocês. Dois livros que marcaram muito a minha infância e mesmo agora recomendo lerem.



Pollyanna



Embarque na emocionante história da doce Pollyanna, que, após ficar órfã aos 11 anos, vai morar com a sua amarga tia. Essa convivência, aparentemente impossível, vai transformar a vida de ambas e de todos à sua volta. Este livro, um dos mais traduzidos e adaptados romances do século XX, carrega a intensa mensagem positiva...

Um livro também considerado triste em minha opinião, Pollyanna além de ficar órfã também perde os movimentos da perna (só não lembro se é nessa ou na outra história), ela precisa aprender a conviver com sua tia e sobreviver sem seus pais. Há também um segundo livro que pode interessar mais a vocês, chama-se Pollyanna Moça.


Rosas Inglesas



Este livro escrito por Madonna, para o público infantil, fala sobre pontos frágeis da natureza humana como a inveja e o prejulgamento. "As Rosas Inglesas" são quatro garotas que se afastam de uma colega, porque em segredo, invejam sua beleza e presumem que ela seja esnobe. Mas acabam por descobrir que as aparências enganam... Descubra como!

Ganhei esse livro de presente, quando tinhas mais ou menos uns 5 ou 6 anos, logo que comecei a ler. É um livro escrito por ninguém mais ninguém menos que Madonna (e pesquisando para esse post descobri que existe um Box das Rosas Inglesas, quero!). O livro fala de adolescentes, acho que é um livro mais infanto-juvenil do que propriamente infantil, ele mostra que as aparências podem sim enganar e que não devemos julgar ninguém antes de conhecê-lo. Acho que essa lição não serve apenas para as crianças...

Foi esse livro o responsável por me fazer amar a leitura, fez com que eu descobrisse o amor que sinto por escrever e desenhar. E me ensinou a sonhar.


Espero que tenham gostado desse post maravilhoso, eu particularmente AMEI escreve-lo, meu deu uma nostalgia enorme da época que as coisas eram fáceis... Deu uma saudade gostosa!

Mais me conta, algum desses livros de fez relembrar da infância? Deixa nos comentários.

Beijinhos <3


Post feito pela Duda Conti.


Deixe aqui seu Comentário. 


Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Olá...
    OMG... Voltei à infância agora... Rsrs... Me lembrei também de "Maneco Caneco chapéu de funil", "Maria vai com as outras", "Flicts"... Desde criança já adorava ler.... Amei esse post...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, adorava esse livro "Maneco Caneco Chapéu de Funil", saudades infância! haha <3

      Excluir

Veja os antigos!

© Biblioteca Lecture • Desenvolvimento com por