18 de ago. de 2016
Por Nathália Bastos

Érica/ Larissa Medeiros Barros Leal

Título: Érica
Autora: Larissa Medeiros BarrosLeal
Editora: Expressão Gráfica Editora
Ano: 2013
Páginas: 270
Avaliação: 3/5 
Sinopse:Érica tinha uma vida normal em Fortaleza até a manhã em que seus pais foram mortos em seu lugar. Após descobrir que foi incluída na lista negra da Ordem das Doze Tribos de Israel, recebe um convite para se tornar uma agente da União Europeia, que luta com todas as suas forças para impedir que judeus fundamentalistas exterminem a humanidade.
Enquanto isso, em Moscou, dois jovens sobrevivem a um duplo atentado que mata quase todos os seus amigos e lidam com a revelação de um segredo que envolve uma das vítimas. No Cairo, uma ONG islâmica tenta escapar de uma armadilha arquitetada pela ODTI para submetê-la ás suas decisões. Em Washington, sede da Ordem, a filha de um funcionário da Casa Branca cai em ciladas para que seu pai colabore com os radicais. Em Pequim, um filho procura o pai, há meses desaparecido...
Todas essas histórias se conectam. As tensões não são apenas entre povos e religiões, mas também entre pais e filhos, amigos, casais. E a pergunta que não quer calar: conseguirá Érica salvar o mundo da destruição cada vez mais próxima?

A história foi escrita em formato cinematográfico onde cada “cena” apresenta acontecimentos diferentes de personagens distintos.  A marcação dos capítulos dá o tom do desenrolar da história que cresce com o passar da trama.

Uma história interessante por abordar um tema tão discutido e noticiado de um ponto diferente, após o 11 de setembro o povo Árabe de religião Muçulmano, virou um tanto quanto sinônimo de terrorismo e terrorista. A abordagem desse livro sobre um possível grupo terrorista Israelense te relembra que em dado momento da história os Cristãos Católicos poderiam ser denominados terroristas em sua Cruzada de Inquisição.
“Em meio a duras perdas, nasce a determinação. ”
O ponto positivo é que o livro não aborda religião. E sim o uso dela como desculpa de causa e pregação de ideal para justificar as ações para destruição e morte de outras pessoas. Quaisquer pessoas para pura e simplesmente se obter poder e dinheiro.
“[...] ensinou ao mundo uma lição singular: numa guerra não existem vencedores. Todos perdem: vidas, sonhos e futuros. Por cada pessoa, soldado ou civil, que morre numa guerra, a humanidade perde um pouco de sua essência, e os países, parte de seu maior patrimônio. ”
Com a apresentação de vários núcleos de personagens em diferentes partes do mundo, me lembrei do efeito borboleta. Até onde nossas ações afetam e repercutem na vida de outras pessoas e mesmo daquelas que não conhecemos?

Possivelmente algumas pessoas talvez encontrem dificuldade para lidar com 5 núcleos de personagens, sem a presença constante de Érica. Mas garanto, a escritora vai te surpreender em deixar todos ligados e interligados tanto na trama para uma grande guerra quanto no motivo desses núcleos serem necessários e estarem intimamente ligados a trama principal do livro.

É impossível ler esse livro sem pensar que a verdade é algo entre as versões do fato. Afinal todo lado tem sua verdade o que não significa que seja o que realmente ocorreu. Digo isso porque quantas vidas se pode viver em apenas uma, sem que isso seja uma mentira absoluta?
“Algumas coisas são verídicas, mas a maioria é mentirosa ou distorcida. Quer um exemplo? ”
Assim como num filme, algumas vezes vemos as cenas como expectadores do alto e não do chão, gostaria de algumas páginas a mais para que pudesse ver a cena como figurante junto aos personagens.

A amizade entre os personagens é muito ressaltada e a unidade familiar marcada como algo que pode ser firme e sólida ou tão instável como andar sobre uma camada de gelo sob um lago.
“Sofia deu um abraço apertado em Érica. Sabia que tinha presenteado à amiga a alegria de natal que tanto precisava”
Preciso dizer que algumas referências literárias no livro me deixaram incomodada, mas visto a idade dos personagens centrais da trama, até que são plausíveis e não comprometem a história central. Eu passei algum tempo depois de finalizado o livro imaginando se a autora nos daria o prazer de uma edição revista e revisada daqui a alguns anos, deixando as histórias paralelas mais desenvolvidas e dando um novo final a alguns personagens... Thiago quem sabe??

A questão da sexualidade de alguns casais achei meio deslocada em alguns momentos, porque a trama foi bem concisa, mas não desmerece o fato de em meio a tantas crenças religiosas essa temática deixa a diversidade como algo que cabe no contexto. Então voltando a história, rs. Depois de algum tempo, você começa se perguntar. Onde está Érica? E a resposta é de uma sacada genial da autora que realmente fez com que o gosto do final desse livro fosse.... Caramba!

A capa do livro e o capricho da edição, deram de cara uma ótima impressão sobre a obra. Afinal foi levado muito a sério o respeito pelo leitor. Aprecio e agradeço!
Post feito pela Elis Finco.



Post válido para Top Comentarista de Agosto

Comentários via Facebook

20 comentários:

  1. A capa realmente está de parabéns!
    E a trama do livro me pareceu bem original.Apesar de ficar um pouco confusa se é um livro de drama ou investigativo ou não!
    E realmente até onde vai a maldade das pessoas em nome da religião?
    Fiquei curiosa e com vontade de conferir essa história. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Janaina
      Eu classificaria como drama, o foco do livro não é a maldade das pessoas em nome de uma causa e sim o reflexo disso na vida das pessoas que não estão envolvidas.
      Por exemplo, um ataque terrorista num shopping. Qual reflexo disso nas pessoas e na família das pessoas que morreram nesse atentado.
      =)

      Excluir
  2. Vou ser bem sincera ao dizer que não tenha a minima intenção de ler esse livro, eu realmente não gosto de livros assim e se eu começar provavelmente irei deixar no meio do caminho o que vai fazer eu pensar que eu poderia ter começado outro livro no tempo que tentava ler esse. Mas que bom que gostou da leitura mana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rissia.
      Gostei sim. E talvez acontecesse mesmo. Porém a autora deixa aquela curiosidade que te pega enquanto você não está lendo.
      O que dificulta muito abandonar. E o final da história te deixa felicíssima por não ter abandonado. Mesmo que tenha pensado nisso.

      Excluir
  3. Olá!
    Confesso que ao final da resenha fiquei confusa, você começou elogiando bastante o livro, depois falou que tem defeitos, ai eu pensei: não deve ser bom.
    Mas no final você elogiou toda empolgada de novo. Não entendi.
    Gostei da capa, mas a resenha me deixou confusa se vale a pena ou não ler.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iêda! Fui honesta. É a melhor resposta que posso te dar. No inicio você se empolga muito.. ele tem uma quebra de ritmo que te deixa meio...porém a medida que o final se aproxima a trama volta a crescer de tal modo que quando chega o final você diz: UAU! Que ótimo ter lido essa história!! Não é toa que disse que pra mim foi surpreendente. Se tiver a chance de ler, leia! Quando terminar o livro vai ficar com a aquela sensação boa de ter lido uma ótima história.

      Excluir
  4. Oii! Nossa gostei viu, nunca tinha visto esse livro, qro conferir ja q nunca li nd parecido...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline!! Aproveite mesmo as dicas por aqui!! Depois conta o que achou!! Boa leitura! bjs

      Excluir
  5. A capa é muito bonita e parece ilustrar muito bem a história. Gostei da premissa do livro, da trama envolver o estado islâmico. O fato do livro não criticar religião alguma e sim mostrar que alguns grupos utilizam dela para fazer o mal é outro ponto que me deixou com ainda mais vontade de conferir a história. Gostei muito da resenha e da dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayla!! Obrigado!! Espero que curta bastante a leitura também. Te garanto o final é incrível!! Boa leitura! Abraços!

      Excluir
  6. Uma coisa que já me chamou atenção é esse uso para a religião. É tanta coisa ruim que fazem com essa desculpa, quando no fim das contas é só por falta de caráter, humanidade dos caras mesmo.
    Ele parece ser bem escrito e com personagens bons, bem apresentados. Acho legal quando ligam as ações dos personagens com outros, o que isso afeta para aquele e toda essa construção. É interessante. E tem uns temas que geram bastante reflexão pelo visto. Não conhecia e gostei da dica, acho que iria gostar dessa leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane! O livro realmente te desafia a questionar o que deixa ainda mais interessante. Aproveite a história e o final surpreendente.!! Boa leitura!

      Excluir
  7. Oi Elis...
    A capa do livro é realmente muito linda... Essa questão do efeito borboleta é bastante interessante "algo tão pequeno como o bates das asas de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo". E isso é interessante quando relacionamos com alguns fatos que acontecem no mundo sejam eles positivos ou negativos... Fiquei bastante curiosa para saber onde se encontra Érica no desenrolar da história. Com certeza terei que ler esse livro para descobrir. AH, amei o quote 'Em meio a duras perdas nasce a determinação'... Realmente esse livro mexeu comigo apenas pela sua resenha...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane, Fico tocada por minha resenha ter tido esse feito...Espero que sua experiência de leitura em Érica seja tão boa quanto a minha! Depois conta o que achou. beijos e Boa leitura!

      Excluir
  8. Oii, já vi muitas fotos deste livro no Instagram confesso que fiquei muito curiosa sobre a história mas tinha lido apenas a sinopse e achei bem legal e depois de sua resenha fiquei empolgada para ler o livro rsrs.
    Beijos

    Livros Arte do Saber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flavia!! Espero que curta bastante a leitura também. Te garanto o final é incrível!! Boa leitura! Abraços!

      Excluir
    2. Assim que tiver um tempinho vou ler.

      Excluir
  9. oi, gostei bastante da resenha e confesso que fiquei bem curiosa para conhecer esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emanoelle!! Obrigado!! Espero que curta bastante a leitura também!! Boa leitura!

      Excluir
  10. Adorei sua resenha, vou ler esse livro por agora e adorei saber mais detalhes.
    Ansiedade! :)

    www.lendo1bomlivro.com.br;

    Instagram :) @lendo1bomlivro;

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

© Biblioteca Lecture • Desenvolvimento com por