6 de jun. de 2017
Por Nathália Bastos

Ossos do Clima/ André Souto

Título: Ossos do Clima
Autor: André Souto
Gênero: Romance Policial
Editora: Arwens
Páginas: 212
Avaliação: 4/5
SinopseO misterioso desaparecimento de um renomado cientista, um incêndio criminoso, um roubo que deu errado e as mortes inexplicáveis de diferentes pesquisadores ao redor do mundo. 
Aparentemente nenhum desses fatos está relacionado, mas com o desenrolar da história fica evidente cada pequena conexão. Algumas nem tão pequenas assim. 
Entre inúmeras perguntas sem respostas e enigmas que parecem insolúveis acontece, em Brasília, a Cúpula Mundial do Clima, pano de fundo para tramas políticas que podem mexer com algumas das mais íntimas certezas dos protagonistas da trama, assassinatos e uma caçada pelas pessoas que podem mudar a nova ordem mundial. 

Junte-se a Alice Gianne e Amilton Vidal para tentar desvendar esse mistério e entender quais são os Ossos do Clima.


Um gênero inédito para mim, mas amei a saída da zona de conforto e experimentar um livro tão repleto de ação! Por mais que eu tive uma pequena dificuldade em compreender todos os enigmas, de ligar os pontos, ele conseguiu me prender desde o inicio, me fazendo terminar o livro em um único dia. 

André meu parceiro, parabéns pela sua escrita fantástica e hipnotizadora, se não fosse por você acho que nunca leria um livro do gênero policial, estou muito feliz que essa oportunidade tenha partido através dessa parceria. 
Já fiz uma Primeiras Impressões aqui desse livro, para quem quiser saber como foi a expectativas de ler apenas algumas páginas e tentar não enlouquecer pra saber mais sobre o decorrer da história, pode clicar aqui.

Nessa história são apresentados vários personagens, mas os principais são Alice Gianne e Amilton Vidal. Suas histórias começam separadamente, mas no decorrer dela os pontos vão se interligando. Alice é uma professora renomada da Universidade Brasília, mas ela possui um fato interessante, Alice sofre de Alexitimia, para quem não sabe o que isso, é um transtorno bem incomum e pouco conhecido onde a pessoa tem dificuldade de verbalizar emoções e descrever sentimentos dando ela uma confusão de sensações e sentimentos, isso não quer dizer que a pessoa é fria, ela sente emoções e sentimentos mas não sabe explicar, não sabe colocar palavras e expressar o que sente.

Mas Alice sabe que sente um apresso pelo professor Caio Sodré, a quem se tornou um pai e tutor logo que perdeu seus pais, com o sumiço inesperado e inexplicável do professor, Alice se desespera e só pensa em um coisa, achar o professor, onde quer que ele esteja. 

Como Amilton entra em cena? Já vou contar.

Amilton é um cara que teve um passado nada muito bom para um criança, para tentar dar um vida melhor a sua família ele entra para o Exercito Brasileiro, mas no final ele se torna um ladrão e entra para um quadrilha especializada em grandes roubos, mas chega um dia que ele simplesmente quer tentar fazer a coisa certa, comprando sua saída da quadrilha. Em sua última missão, Amilton simplesmente tenta "passar a perna" em seu grupo levando consigo grandes artes de artista famosos, mas não foi somente isso que levou, ele achou algo que poderia levar muito mais dinheiro do que vender as artes em um mercado negro. Portanto, o que Amilton não sabia era que, o que ele encontrou não só poderia render dinheiro mas como também poderia provar algo em que Alice tanto buscava para colocar um ponto final nas peças soltas que tinha haver com o sumiço do professor Caio Sodré. 
Quando as cinzas das hipóteses são tomadas como verdades, é preciso clarear os fatos.
O livro é repleto de ação, os enigmas estão soltos e você leitor, é quem vai juntando e desvendando essa história. A forma como os personagens se entrelaçam são impressionante, pois nada acontece de imediato, tanto a história de Amilton quanto de Alice se juntam e eles se veem em meio aquilo tudo onde simplesmente precisam ir juntos até o fim para tentar acabar com os dois lados. 

Você não consegue largar o livro, pois a trama te envolve, a curiosidade vence porque você quer saber o motivo de levou as mortes dos mais renomados cientistas, o que Amilton achou durante o roubo que valia a pena largar as obras de artes para trás e voltar para o Brasil para chantagear Philip Saduceu, um empresário que dedica as causas ambientais. Mas o final, ah, caro leitor, você vai se surpreender com essa reviravolta, na verdade você vai levar um tapa na cara, literalmente, porque você inicia o livro de modo inocente para no final mostrar quem é o verdadeiro vilão da história toda.

A escrita de André é excelente, não tão detalhada, uma mistura poética com tensão que fará você ficar vidrado na leitura e também você irá rir, e muito, pois há cenas que você simplesmente ama só porque da aquela descontraída. Amei o clima entre os personagens, nada clima amoroso, mas começa rolar aquela química que você torce pra eles acabarem juntos. O melhor de tudo isso é o ambiente, se passa em Brasília, e é tão bom quando você ler algo onde conhece o ambiente pelo qual os personagens estão passando.
Amilton começou a tirar as vestes [...]. No instante em foi puxar a camisa prendeu o olhar mulher, um ponto de interrogação pairava sobre rosto.- Desculpe-me - pediu calmamente.- Acho que estou sendo rastreado. Tenho que verificar minha roupas.-Ah, claro. E porque foi me colocar nessa?- Gostei de você! - Brincou ele, meio sem graça. - Eu não tive intenção. Cap. 28, pag 129 
O livro além de uma capa maravilhosa, sua diagramação é bem trabalhada, letras médias que facilita uma leitura rápida, ainda tem aqueles chuviscos quando inicia um capítulo que dar aquele clima na trama, porém, uma coisa que foi difícil pra mim é tentar juntar os quebras-cabeça, pois nunca li um livro com tantos enigmas onde o leitor tem juntar para entender, outra coisa, tudo é muito ciência, física, algo sobre meio ambiente - se tem alguém que não é boa nessas matérias sou eu blz -, então isso me fez ficar um pouco perdida, mas, ainda assim esse livro entrou para a lista dos meus favoritos.  Ah, o final ficou bem aberto, acredito que André ainda irá escrever mais, pois ainda possui muitas coisas a serem esclarecidas, caso não estiver pensando em dar um continuidade, não se preocupe, sou boa em ameaçar o autor 😈

Bom. é isso, refaço minha palavras: leia pois você vai amar, super, hiper mega recomendo a leitura. Caso tenha interesse em adquiri o livro clique aqui

 Bjs da Nathy. 

Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Oi Nathy a capa tá realmente bonita e nem passa a impressão de que há tanto mistério e ação assim, ao menos pra mim. Tua resenha tá bem empolgada e fiquei curiosa pra saber mais da história, mesmo não curtindo muito finais abertos rsrs. Achei interessante p protagonista que era do exercito e virou bandido e já anotei a dica ;)

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

© Biblioteca Lecture • Desenvolvimento com por