Título: Guardião do Medo 
Autor: Michelle Pereira
Editora: Editora Garcia
Páginas: 252
Nota: 5/5
Gênero: Drama
Sinopse: Alexander está morrendo pouco a pouco em um hospital. O câncer está consumindo seu corpo por dentro, minuto a minuto. E ele quer morrer logo. Rápido. A vida que ele viveu não deixa dúvidas de que o inferno é sua próxima parada, mas ele não contava que um anjo viria ajudá-lo. Raya, a Guardiã, de asas negras, olhos azuis e mistérios e mais mistérios. Contudo, o que ele deveria pensar quando seu anjo protetor estpa escondendo algo importante? E quando tenta matá-lo? 
Em meio à loucura, aos pesadelos desesperadores e às perdas cada vez mais frequentes, ele se vê dentro de uma disputa muito além do imaginável, entre os Guardiões da Criação e as Filhas de Daemon. Ele é importante, para ambos, tanto para a Luz quanto para as Trevas. Porém, qual será a melhor escolha? Viver imerso nos segredos e omissões de Raya ou ser inundado pelo poder extasiante do Inferno?   

Se vocês estão esperando por um livro triste, melancólico e pesado, estão completamente enganados. "Guardião do Medo" é um livro muito maior, com uma história que te conquista desde o primeiro capítulo e não te deixa sossegado enquanto você não termina de ler. Aborda a questão da Morte sob novas perspectivas, mostrando que a Bondade no mundo ainda existe, apesar de todas as Trevas que nos circundam. Ficou interessado e quer saber mais sobre o livro? Continue a ler!  


Geralmente, quando pensamos em livros de drama, geralmente associamos a uma história triste. Mas, não necessariamente precisa ser assim. "Guardião do Medo" é um desses livros que nos surpreendem. É drama, sim. Mas é um drama tão associado com autoconhecimento, crescimento e superação que no final, mais parece um romance. O Livro no início nos conta a história da disputa entre o Bem e o Mal. 

Existem os "Guardiões" que lutam em nome do bem, tentando manter o equilíbrio enquanto as "Filhas de Daemon" fazem o papel inverso, se alimentando dos medos, das inseguranças e do ódio das pessoas, levando-as para o lado das Trevas. Os "Vórtices", por sua vez, são seres poderosos que conseguem conciliar o Bem e Mal dentro de si.   

Após a introdução, a história começa com Alexander, um paciente com câncer em estado terminal que está internado em um hospital e não tem autorização para sair. Mal humorado e desgostoso com a vida, Alexander deseja morrer. Deseja morrer mais do que tudo na vida. Ele não é capaz de se conformar em como a vida pode ter sido tão dura com ele desde que se entende por gente. Passou a infância em um orfanato onde era maltratado, passava fome e era deixado de lado. Desde pequeno aprendeu a ser bravo e a repudiar todos a sua volta. Foi somente assim que ele conseguiu sobreviver aos dias ruins no orfanato.

Agora, deitado em seu leito no hospital, pensando em todas as coisas pelas quais já teve que passar pela vida, Alexander tem certeza que sua alma está condenada. É nesse cenário caótico e depressivo que aparece Raya, a Guardiã destinada a protegê-lo do Mal. A aparição de Raya é responsável por despertar um lado de Alexander que nem mesmo ele conhecia. 
Meu rosto estava ainda mais magro e pálido, meus lábios rachados e desbotados. Meus olhos pareciam ainda mais negros e dominados pelas olheiras. Aquela face que um dia fora cheia de vida agora estava afundada em uma profunda angústia. Parecia-me mais com um zumbi, sem cabelos, magro e sedento pela morte. É tão doloroso, para mim, perceber o quanto estou definhando. Meu tempo está acabando e eu nem vivi. Estou morrendo. Você sabe o que é isso? Eu sou um jovem que poderia ser tudo. Poderia ter sonhos. Poderia ter uma família. Poderia ter um emprego. Mas estou mergulhado na morte. 
No desenrolar da história, vamos observando a criação dos laços entre Raya e Alexander e a mudança que isso traz aos dois personagens.  Raya é responsável por mostrar a Alexander que o mundo não é tão ruim quanto ele pensava que fosse, que ainda existem pessoas boas no mundo, pessoas pelas quais ainda vale a pena lutar. A mudança em Alexander é lenta, devagar, gradual. E é exatamente por ser lenta que se torna interessante. É possível entendermos os conflitos internos pelos quais Alexander tem que passar para começar a evoluir e visualizar o mundo de forma menos dura. É interessante perceber quais são as respostas e as ações de Alexander diante dos pequenos estímulos de Raya. 

Mas, como nem tudo na vida são flores, enquanto Raya tenta levar Alexander para o lado do Bem, as "Filhas de Daemon" tentam se aproveitar da vulnerabilidade do corpo e do espírito de Alexander devido à doença para levá-lo para o lado das trevas. Elas se alimentam e se fortalecem com os medos, com as inseguranças, com os acessos de raiva e com as frustrações de Alexander. Nessa disputa, quem levará a melhor? Raya conseguirá convencer Alexander a ir para o lado do Bem ou as Filhas de Daemon terão vantagem e o levarão para o lado das Trevas?
Não a ouvi se aproximar, apenas senti seu toque extasiante. Por um momento, me senti sustentado por ela e por aqueles olhos incrivelmente azuis, e um sentimento de paz invadiu cada centímetro do meu ser. Foi como se minha alma tivese sido banhada pela luz mais pura e divina. Então ela afastou sua delicada mão do meu corpo em frangalhos e toda magia acabou. Restava apenas eu, meu ódio, minha dor e a sensação de que tudo aquilo foi real. Apertei os olhos, imóvel, pedindo para que tudo fosse um delirio e que eu já estivesse morto.  
Ao contrário de muitos livros que tem uma leitura pesada e cansativa, esse livro é daqueles que você lê em um dia, que quando começa a ler não quer parar enquanto não souber o final. O livro te prende desde a primeira página, apesar de parecer triste e dramático, e te deixa com gostinho de quero mais no final. E o melhor de tudo é: além de ser super fluido e rápido, aborda a questão da Morte sobre outro ponto de vista, não somente aquele em que o paciente quer morrer para se ver livre da dor. Não. No final, a morte é abordada como uma chance de re-significação para a vida, como uma chance de autoconhecimento e reconciliação consigo mesmo. 

Infelizmente, não vou contar quem é que vai ter mais sucesso com Alexander. Para descobrir isso, terão que ler esse livro incrível da Michelle Pereira! ❤️

Espero que tenham gostado da resenha da semana! Comentem sobre o que acharam do livro, se já tiveram a oportunidade de ler, etc etc. Vamos discutir!  😀

Beijinhos de luz! ⭐

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Sempre com resenhas maravilhosas! Eu senti algo de fantástico no livro enquanto fui lendo a resenha, realmente não parece um drama normal. Parece reflexivo e intrigante, é assim que acredito que a literatura deve ser. Sucesso ao blog e à autora!

    ResponderExcluir
  2. Ai meu Deus, ai meu Deus, ai meu Deus! Amei a resenha Mari! <3
    Fico feliz demais que tenha gostado da história de Alexander e que tenha conseguido perceber as nuances que deixo nas entrelinhas.
    Prepara o coração porque o próximo livro vai ser ainda melhor <3
    Beijos.

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

© Biblioteca Lecture • Desenvolvimento com por